Um novo recurso de segurança está chegando discretamente aos telefones Android e pode te surpreender se você costuma deixar o celular desligado ou desbloqueado por vários dias. A partir da versão 25.14 do Google Play Services, seu dispositivo Android será reiniciado automaticamente se permanecer bloqueado por três dias consecutivos.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
A razão? Segurança. E não, esta não é uma reinicialização forçada que apaga tudo, mas sim uma reinicialização rápida que coloca seu dispositivo em um modo especial chamado “Antes do Primeiro Desbloqueio” (ou BFU).
Nesse estado, seus dados permanecem seguros, mas você não poderá acessar seu telefone com sua impressão digital ou reconhecimento facial. Você terá que digitar seu código PIN como antigamente.
Por que eles fariam isso?
A lógica por trás dessa redefinição de inatividade é evitar que alguém com acesso físico ao seu telefone tente burlar as medidas de segurança.
Se alguém roubar seu telefone e esperar conseguir “contornar” uma fechadura ou biometria, essa redefinição o impedirá, pois ele só poderá ser usado novamente digitando o PIN.
A Apple já tem algo parecido há algum tempo. No iOS 18.1, os iPhones reiniciam automaticamente se permanecerem bloqueados por quatro dias. Agora, o Android está seguindo os mesmos passos, embora com um prazo menor: apenas três dias.
Quem é afetado?
Por enquanto, o recurso é projetado para celulares e tablets Android. Não se aplicará a outros dispositivos, como Android Auto, TVs ou relógios Wear OS. Também não se sabe se esse novo recurso será habilitado por padrão em todos os dispositivos ou se os usuários poderão desabilitá-lo.
O Google não forneceu detalhes sobre a data de lançamento ou modelos específicos suportados, mas, como acontece com muitos novos recursos do Android, pode levar uma ou duas semanas para ser ativado globalmente.
E se isso acontecer comigo?
Provavelmente você verá apenas uma mensagem solicitando seu PIN ao ligar o dispositivo, sem muitas explicações.
Então, se seu telefone não foi ligado por alguns dias e quando você o ligou novamente ele não reconheceu sua impressão digital ou rosto, não entre em pânico: ele foi simplesmente redefinido por esse novo recurso de segurança.
LEIA TAMBÉM:
Depois do lobo terrível: por que trazer de volta grandes herbívoros extintos?
Nvidia também é atingida pelas tarifas de Trump, e a perspectiva não é boa
O projeto live-action de Akira ainda está vivo: aqui estão as novidades
Para a maioria dos usuários isso não será um problema, já que costumamos usar nossos telefones diariamente. Mas se você é alguém que guarda um celular antigo como reserva ou deixa um tablet esquecido em uma gaveta por dias, você pode ter uma surpresa.
E se você esquecer qual era o PIN... bem, é aí que as coisas ficam complicadas.

