Veículos de comunicação internacionais como o The Verge relataram que a OpenAI está desenvolvendo sua própria rede social. A empresa liderada por Sam Altman, conhecido por ser dono do ChatGPT, aparentemente quer unir inteligência artificial com plataformas semelhantes ao X, Instagram ou Facebook.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
A primeira coisa que especialistas apontam sobre o assunto é que, se for verdade, a primeira intenção da OpenAI é não perder espaço na competição com Elon Musk (dono do X) e Mark Zuckerberg, dono do Meta.
Os dois bilionários mencionados acima começaram em suas próprias plataformas de mídia social e depois se aventuraram no mundo da inteligência artificial: Musk com xAI e Grok, e Zuckerberg com MetaAI.
Sam Altman adotaria a abordagem oposta, já que sua empresa é pioneira em IA com o lançamento do ChatGPT, e agora ele quer entrar no mundo das mídias sociais.
As supostas intenções ocultas
Embora a maioria dos meios de comunicação informe que a rede social da OpenAI está trabalhando em uma interface de feed, o que a tornaria semelhante ao X ou ao antigo Twitter, há especialistas na área que estão cautelosos sobre o que a empresa que criou o ChatGPT quer fazer.
Eles sustentam que a intenção de desenvolver uma rede social própria é criar uma plataforma onde milhões de usuários interajam, alimentando dados e treinando inteligência artificial.
Talvez seja prematuro fazer essas declarações, já que a empresa ainda não deu um nome ou anunciou oficialmente que está trabalhando em uma rede social. E se o fizerem, não disseram que ele seria integrado ao ChatGPT.
Embora não seja absurdo pensar que a OpenAI esteja procurando mais ferramentas para coletar dados e treinar sua própria inteligência artificial.
LEIA TAMBÉM:
Depois do lobo terrível: por que trazer de volta grandes herbívoros extintos?
Nvidia também é atingida pelas tarifas de Trump, e a perspectiva não é boa
O projeto live-action de Akira ainda está vivo: aqui estão as novidades
“A equipe da Openai está indo incrivelmente bem em muitas coisas agora, os próximos meses e anos devem ser incríveis. (Há muita coisa bagunçada e quebrada, é claro)”, disse Sam Altman no X, em uma publicação que muitos associam à suposta rede social.

