Ciência e Tecnologia

Assistentes de IA estão chegando ao Adobe Photoshop e Premiere

O Adobe está prestes a colocar um assistente criativo superpoderoso na sua tela

Adobe-logo
Adobe logo (Dreamstime)

A Adobe não quer ficar para trás na corrida da inteligência artificial e agora está trabalhando em uma nova geração de assistentes de IA para Photoshop e Premiere Pro que prometem mudar a maneira como fotos e vídeos são editados.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

A ideia: seu software antecipará o que você precisa fazer, sugerirá e, se você concordar, fará isso por você.

O que são “agentes criativos” do Adobe?

Em uma nova postagem de blog de Ely Greenfield, CTO de Mídia Digital da Adobe, ele explica que esses agentes de IA funcionarão como um assistente virtual integrado ao software.


Sua missão: analisar o conteúdo que você está editando e oferecer opções inteligentes para melhorar o resultado... sem que você precise fazer todo o trabalho manualmente.

Por exemplo, no Photoshop, o novo menu desdobrável “Ações” pode informar coisas como: “Você quer remover essa pessoa do fundo?” ou “Poderíamos desfocar o fundo para melhorar a profundidade de campo”. Se você clicar na sugestão, o software a executará automaticamente. Sem camadas, sem máscaras, sem suor.

IA com cérebro, mas também com boas maneiras

O interessante é que esses agentes não executam ações como um botão mágico. Eles também explicam o que estão fazendo, passo a passo. Se você quiser aprender a editar, esta IA também funciona como um professor em tempo real. Você pode deixar o agente agir sozinho ou assumir o controle manual quando quiser.

Em um exemplo mostrado pela Adobe, o usuário pediu ao agente para “limpar” uma imagem e adicionar uma caixa de texto atrás de uma pessoa.

O agente entendeu o comando, removeu elementos indesejados, ajustou o brilho, gerou camadas específicas e organizou tudo como um bom editor com uma xícara de café na mão. Tudo isso sem mover o mouse mais de duas vezes.

E no Premiere Pro?

Os criadores de vídeos não ficam de fora. A Adobe está desenvolvendo um agente semelhante para o Premiere Pro, que aproveitará o novo recurso Media Intelligence. Esta IA é capaz de analisar suas filmagens e reconhecer pessoas, objetos, lugares, sons e cenas.

Mais tarde, o agente pode ajudar você a fazer o corte bruto do seu vídeo, refinar a seleção de cenas, corrigir cores, mixar áudio e muito mais.

Além disso, a Adobe acaba de lançar o Generative Extend, um recurso para criar segundos extras em um clipe. A transição foi muito apertada? Agora você pode esticá-lo sem precisar voltar ao conjunto.

A IA substituirá o editor?

A Adobe insiste que não quer substituir a criatividade humana. A ideia, na verdade, é melhorá-la. Como explica Greenfield, a IA pode ajudar você a tomar decisões mais rápidas, resolver tarefas tediosas e aprender novas técnicas sem a necessidade de cursos intermináveis ​​no YouTube.

É como ter um editor de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, que nunca reclama de alterações de última hora.

Quando isso chega?

O primeiro agente de IA para Photoshop será revelado oficialmente no evento Adobe Max em Londres, em 24 de abril. Não há uma data exata para sua integração ao Premiere, mas a Adobe garante que já está a caminho.

LEIA TAMBÉM:

Chiclete antiviral: cientistas criam goma de mascar contra vírus como o da gripe e do herpes

Lua Rosa 2025: como e quando ver este maravilhoso fenômeno estelar

‘Angry Birds 3′ já tem data, distribuidor e elenco de estrelas: pronto para voar novamente?

Então sim: se você já sonhou em dizer ao Photoshop “faça esta imagem parecer incrível” e fazer com que isso funcionasse magicamente, esse futuro está se aproximando. O resultado? Mais tempo criando, menos tempo clicando nas camadas.

Últimas Notícias