Ciência e Tecnologia

Reels de gastronomia: os reis do estilo nas redes sociais e as chaves para publicar

Fizemos uma revisão do estilo Reels e como ele nos convida a experimentar novos sabores

Culinária Paella (MIGUEL MEJIA CASTRO/PERU 21)

De acordo com o “Year on Tik Tok 2023″, o relatório anual da rede social, o vídeo com mais visualizações é o do criador @thezachchoi, conhecido por seus vídeos de culinária com efeitos ASMR. O vídeo mostra a preparação de um prato com frango que dá muita fome. A comida, receitas e restaurantes ganharam um lugar muito importante nos vídeos rápidos, o que também se reflete nos Reels do Instagram.

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@thezachchoi @official.therose #TheRose #YoureBeautiful #tiktokfood #asmr ♬ You're Beautiful - The Rose

Por isso, quisemos revisar as chaves na hora de construir um reel gastronômico. O primeiro é escolher o local: deve ser atraente, abundante e despertar o desejo de “quero ir lá”.

Selecionamos o Somos Perú Buffet, um dos primeiros restaurantes de rodízio inaugurados antes da pandemia e que, ao reabrir, se tornou um dos buffets mais procurados de Santiago. "Quis fazer a diferença em relação a outros restaurantes peruanos, por isso tive a ideia de criar este novo local, com um buffet onde os clientes podem experimentar de tudo sem pagar a mais", comenta César Valerio, proprietário da cadeia gastronômica Grupo Valerio, com mais de 20 anos no país e com 16 restaurantes de alta gastronomia peruana em Santiago, La Serena e o recém-inaugurado Machu Picchu em Copiapó.

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A comida entra pelos olhos

Ceviche, tiraditos, polvo ao azeite, saladas, batatas à huancaína, lomo saltado, asas de gallina, tamales, criollos, pastel de papas y secos, fazem parte de uma ampla gama de produtos disponíveis para os comensais do Somos Peru Buffet se deliciarem sem restrições. E ao vê-los, despertarão sua fome. A presença de cores variadas e a qualidade visível da comida, chama a atenção nos reels.

Algo não menos importante são as cores e a decoração do local. Este estabelecimento, por exemplo, é descrito como "um pedacinho do Peru" no Chile, pois o Somos Peru Buffet tem tudo cuidadosamente pensado para proporcionar uma viagem gastronômica a algum canto do Peru. Seus tecidos étnicos, o teto de junco, as réplicas de esculturas originais, as luminárias e cada componente do restaurante foram escolhidos a dedo por César Valerio, que trouxe para o Chile a maioria desses artigos para garantir que cada visita ao local seja uma experiência, além da comida.

Sem dúvida, é uma excelente opção para ter um bom momento e viajar com os sentidos. Vale ressaltar que no Somos Perú Buffet há uma ampla variedade de coquetéis peruanos, cervejas e sucos naturais a excelentes preços. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira das 12:00 à meia-noite, sexta-feira e sábado das 12:00 à 1:00 da manhã, e domingo das 12:00 às 23:00. Está localizado na Av. Francisco Bilbao 1042, Providencia.

E os reels de culinária?

Se "as cores, a aparência da comida e a decoração do local" são a chave para os Reels de restaurantes, como o exemplo mencionado, ao cozinhar o esquema muda um pouco: foca nas sensações que o processo gera.

"Se você for usar 'suco de limão' em seu reel, tente mostrar o momento em que o espreme, quase como se quisesse fazer com que a acidez da fruta atravessasse sua tela", comenta Catalina Gonzalez, psicóloga e analista de redes sociais. "Temos estudado os efeitos desses vídeos nas pessoas e eles podem ser uma ótima alternativa para o marketing, pois transmitem sensações. Por um lado, 'o desejo de estar lá' em relação a lugares, e por outro lado, a curiosa capacidade de 'sentir a comida' à medida que a preparação de uma receita avança", explica. Ela dá como exemplo os liquidificadores, onde é possível ver a mudança de textura de uma preparação.

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