Ciência e Tecnologia

Por que é errado chamar o fenômeno da última noite de Superlua Azul?

Fenômeno que ocorreu na noite da última quarta-feira (30) só deve voltar a ser registrado em 2037

Por que é errado chamar o fenômeno da última noite de Superlua Azul?

O evento observado na noite da última quarta-feira (30) encantou a web e chegou a ser um dos assuntos mais comentados do X (Twitter). Contudo, o fenômeno ‘Superlua Azul’, que só poderá ser observado novamente em 2037, leva esse nome erroneamente. Saiba mais sobre a explicação a seguir.

Como ocorre a Superlua Azul?

A superlua acontece quando o astro chega no trecho mais perto da Terra, em uma distância de 357.344 quilômetros.

Nesta quarta-feira, a Lua chegou ao ponto mais perto da órbita da Terra em 2023, podendo ser observada de forma mais brilhante e 14% maior em comparação do ponto que se encontra mais distante.

Recomendados

O nome ‘Superlua Azul’ não tem a ver com a cor, por isso muitas pessoas se decepcionaram ao olhar para o céu. Ontem ocorreu a segunda Lua cheia do mês de agosto (a primeira foi no dia 1). Por isso o nome.

LEIA TAMBÉM: OpenAI apresenta uma versão melhorada de sua Inteligência Artificial: ChatGPT Enterprise

Antigamente, o nome Lua azul, do inglês Blue Moon, era dado quando ocorriam quatro luas cheias em vez de três durante uma estação do ano. A mudança foi informada pela revista Sky & Telescope em 1946, conforme informe da Nasa.

Azul ou traiçoeira?

Além disso, ‘lua azul’ possivelmente é um erro de tradução ligado aos feriados religiosos. Segundo a Nasa, a primeira referência ao fenômeno pode ser vista em um panfleto de 1528 em inglês arcaico escrito “the mone is blewe”.

“Alguns escritores especulam que ‘azul’ vem de ‘belewe’, que significa “traidor” no inglês arcaico, enquanto “mone” seria “moon” (lua em inglês). Portanto, a frase poderia significar “a Lua é traiçoeira, e o nome faria referência a como uma lua adicional em uma estação confundia ou ‘traia’ as datas da Quaresma e da Páscoa”, explica a agência.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

NASA contrata uma equipe de geólogos para a missão Artemis III: por que eles são tão importantes para ir à Lua?

Robô humanoide mais avançado do mundo prevê como o mundo será em 100 anos

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos