Na segunda sala do Tribunal de Garantia de Los Ángeles, na região de Biobío, foi formalizado por sequestro de menores, José Miguel Roa Chávez, conhecido como o ‘Psicopata das calcinhas’, depois de ser detido por agentes da Polícia de Investigação, devido à sua responsabilidade no sequestro de uma menina de 12 anos, ocorrido em 29 de maio passado.
ANÚNCIO
O acusado ficou com a medida cautelar de prisão preventiva e foi transferido para o Complexo Penitenciário Biobío, em Concepción.
De acordo com os fatos atribuídos a ele, José Roa teria abordado a menor evpor meio de enganos conseguiu fazer com que a menina entrasse no veículo, para posteriormente levá-la a um caminho rural, onde a menor conseguiu escapar e denunciar o ocorrido à polícia.
De acordo com os fatos atribuídos a ele, José Roa arrisca uma sentença que vai de 10 anos e um dia até 20 anos de prisão por este último crime.
Registro médico
Em 18 de abril de 2012, José Roa foi preso na mesma localidade de Coigüe, devido a um caso de abuso sexual. Foi durante essa operação em sua casa que agentes da PDI encontraram mais de 500 peças de roupa íntima feminina guardadas em uma gaveta trancada, ganhando o apelido de ‘Psicopata das calcinhas’.
Devido a esta situação, o Ministério Público começou a investigar José Roa e verificou sua responsabilidade em vários ataques sexuais contra mulheres, sendo submetido a um julgamento oral em outubro de 2013, sendo condenado a 19 anos de prisão por cinco abusos sexuais, 16 roubos com violência e intimidação e 10 crimes de receptação cometidos entre 2011 e 2012.
No entanto, e apesar da gravidade e da repetição dos fatos imputados, em 2014, o Tribunal de Apelação de Concepción reduziu sua pena para 10 anos de prisão, conseguindo liberdade condicional em 2018, após passar apenas seis anos na prisão.