Social

Um dos vulcões mais ameaçadores dos EUA pode entrar em erupção em 2022

Pesquisadores alertam que diversos tremores aumentam a possibilidade de erupção no Monte Hood, o quarto vulcão mais ameaçador dos Estados Unidos.

Localizado perto de Portland, no Oregon, o Monte Hood é tido pelos especialistas como sendo o quarto vulcão mais ameaçador dos Estados Unidos. Após algumas análises, pesquisadores alertam para uma possível erupção no local durante o ano de 2022.

Conforme a publicação realizada pelo The Mirror, uma erupção do vulcão poderá causar danos no valor de milhões de dólares.

De acordo com a classificação do US Geological Survey (USGS), o Monte Hood é considerado o quarto vulcão mais ameaçador dos EUA, fazendo com que sua atividade seja cuidadosamente monitorada.

Recomendados

Com base nos dados provenientes deste monitoramento, especialistas alertam que o vulcão poderá entrar em erupção ao longo do ano de 2022. “Só o tempo dirá quando ocorrerá a próxima erupção”.

No início de 2021, uma série de terremotos foi identificada perto do local alertando os especialistas para o retorno da atividade sísmica na região.

Entre os cinco vulcões mais perigosos dos EUA, o Monte Hood é o mais provável de entrar em erupção em um futuro próximo.

Uma erupção catastrófica

Segundo informações divulgadas por cientistas, uma erupção no Monte Hood pode ser considerada catastrófica uma vez que uma cúpula de lava poderia ser expelida com altas temperaturas e em grande velocidade, atingindo em pouco tempo a região ao redor do vulcão.

Sendo parte do Arco Vulcânico Cascade, localizado na costa do Pacífico, o Monte Hood é considerado um estratovulcão, formado por diversas camadas de lava endurecida e resíduos de erupções anteriores.

Ele já passou por períodos de erupção contínuas e também já permaneceu inativo por milhares de anos. No entanto, seu último período de inatividade chegou ao fim há aproximadamente 1500 anos.

Confira também:

Em 2019, a jornalista científica Shannon Hall declarou ao New York Times que o vulcão “dificilmente é monitorado” de forma adequada. “Se os cientistas perderem os primeiros sinais de alerta de uma erupção, eles podem não saber que o vulcão irá explodir antes que seja tarde demais”.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos