Social

Malala Yousafzai demonstra preocupação com a retomada do poder pelo Talibã

A ativista de 25 anos foi vítima de um atirador do Talibã quando tinha somente 15 anos e era estudante.

Ativista mostra preocupação com retomada do poder pelo Talibã

No último domingo Malala Yousafzai expressou preocupação com a situação das mulheres, minorias e defensores dos direitos humanos no Afeganistão. A jovem ativista apelou para que os poderes globais, regionais e locais forneçam ajuda à população.

“Nós assistimos em completo choque enquanto o Talibã assume o controle do Afeganistão”, tuitou a ativista. “Estou profundamente preocupada com as mulheres, as minorias e os defensores dos direitos humanos.

A jovem ainda acrescentou: “As potencias globais, regionais e locais devem pedir um cessar-fogo imediato, fornecer ajuda humanitária urgente e proteger refugiados e civis”.

Recomendados

Movimentações do grupo Talibã começaram após o início da retirada das tropas americanas

Conforme divulgado pelo Yahoo!Life, a última semana foi marcada por diversos anúncios sobre o Talibã tomando o poder em diversas capitais de províncias afegãs. O grupo governava o país desde 1996, sendo retirado de forma forçada do poder com a invasão dos EUA após os ataques de 11 de Setembro. Estima-se que o grupo agora controle metade do país.

As movimentações do Talibã começaram após a remoção das tropas norte-americanas. Conforme anunciado pelo presidente Joe Biden, o governo enviará tropas adicionais para auxiliar na retirada dos americanos e aliados que permanecem no país.

Confira também:

  1. Estudante britânico de 22 anos está preso no Afeganistão
  2. Garota afegã chora e compartilha temores sobre ascensão do Talibã; assista ao vídeo
  3. Após volta do Taleban ao poder no Afeganistão, tumulto em aeroporto de Cabul deixa mortos
  4. Após Taleban retomar poder, Biden defende retirada de tropas dos EUA do Afeganistão

A Casa Branca emitiu um comunicado na manhã de domingo confirmando o envio de tropas para auxiliar na remoção de aliados afegãos e americanos que ainda estão no país. Estas tropas não deverão combater diretamente o Talibã, mas sim apenas auxiliar na remoção dos cidadãos.

Segundo Biden, os EUA retirará totalmente suas tropas do Afeganistão em setembro, marcando 20 anos desde a queda das Torres Gêmeas que desencadeou a guerra. Nos anos em que a guerra perdurou foram enviadas mais de 2000 tropas e mais de 100.000 civis morreram ou foram feridos no conflito.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos