Social

Déjà vu: cientistas explicam a estranha sensação de já ter vivido algo antes

Reprodução / IFLS

Você provavelmente já teve um déjà vu, aquela sensação de que já viveu aquilo que está acontecendo no momento.

ANÚNCIO

Existem pessoas que atribuem esse sentimento estranho a causas sobrenaturais. Entretanto, segundo a Ciência, experimentar um déjà vu não significa muita coisa.

Em um experimento, pesquisadores usaram mapas virtuais criados no game The Sims, permitindo que os participantes os explorassem. Alguns dos layouts tinham o mesmo layout básico (veja a imagem abaixo), mas com roupagens diferentes, como um ferro-velho ou um quintal.

Recomendado:

sims

Quando os participantes percorreram ambientes pelos quais já haviam passado (embora sob uma pele diferente), eles eram mais propensos a relatar uma sensação de déjà vu. O estudo, publicado na revista Psychological Science.

VEJA MAIS:
◦ Adolescente fica cego após comer apenas batata frita durante anos
◦ Gêmeas completam 100 anos e atribuem longevidade a vinho e chocolate
◦ Vídeo bizarro: canal de TV entrevista ‘o’ coronavírus

Em um vídeo postado no TikTok, o médico Karan Raj explicou uma das teorias sobre do que se trataria o fenômeno:

“É uma falha no seu cérebro. É quando uma nova memória de curto prazo é acidentalmente armazenada na memória de longo prazo, então parece que já aconteceu antes, porque estão nos dizendo que é uma memória antiga.»

Existem várias outras teorias sobre o que é um déjà vu, embora a maioria envolva a memória. Como o experimento do The Sims sugeriu, pode ser que seja um problema de memória, onde encontramos uma situação semelhante a uma memória anterior da qual não conseguimos lembrar, causando uma estranha sensação de familiaridade.

 

Tags


Últimas Notícias