Social

Ameba que estava em vaso de plantas dissolve cérebro de homem nos EUA

Reprodução / Clarín / CDC

Um homem da Geórgia, nos Estados Unidos, morreu após contrair uma infecção de um vaso de flores que acabou transformando seu cérebro em um líquido viscoso.

ANÚNCIO

Segundo o Clarín, pesquisadores apresentaram um estudo de caso intitulado ‘Encefalite Amebiana Granulomatosa’, que afirma que uma autópsia realizada no homem de 83 anos revelou ‘necrose liquefativa’.

Tudo por causa de uma ameba, a acanthamoeba castellanii, espécie que seria capaz de penetrar nas pessoas a partir do solo, da poeira e de corpos d’água, de forma semelhante à Naegleria fowleri, encontrada em lagoas e lagos.

Recomendados

A necrose liquefativa é caracterizada pela dissolução parcial ou completa do tecido morto e sua transformação em uma massa líquida e viscosa. Esta liquefação ocorre poucas horas após a infecção, causada por enzimas hidrolíticas que dissolvem células e tecidos.

O relatório, liderado por pesquisadores da Emory University, na Geórgia, observou que o homem provavelmente contraiu a acanthamoeba ao colocar plantas em vasos. Ele sofreu convulsões e foi tratado para meningite bacteriana, fúngica e viral. Nove dias após apresentar os primeiros sintomas, o homem faleceu.

«Este tipo de ameba pode causar principalmente sintomas neurológicos. O paciente ficou mais confuso com o tempo, teve fortes dores de cabeça. Depois, desenvolveu convulsões e basicamente teve um anormalidade neurológica «, explicou o Dr. Ishan Mehta, professor assistente da universidade e autor do estudo.

Tags

Últimas Notícias