Foco

Bombeiro que desapareceu em resgate no mar se salva após nadar 4 horas: ‘Ficava pensando na minha família’

Sargento Jairo Oliveira decidiu não esperar o resgate até a manhã seguinte; entenda toda a história

Bombeiro nada mais de 4 horas para se salvar no CE

Um bombeiro desapareceu no mar após salvar um turista francês que se afogava no Ceará. Felizmente, ele conseguiu se salvar, nadando por mais de quatro horas até a costa.

O caso aconteceu na última terça-feira (6) na praia de Jijoca de Jericoacoara. O sargento Jairo Oliveira, de 36 anos, recebeu um chamado para salvar um praticante de kitesurfe. Ele conseguiu tirar o homem da água com ajuda de uma equipe e usou uma moto aquática para recuperar o equipamento do turista no mar, mas o veículo sofreu pane após se enganchar em linha.

“Inicialmente, fiquei tentando desenganchar a linha, o tempo passando e eu tentando, mas não consegui. Nisso, a maré foi me levando, o vento foi me levando e quem ficou à deriva foi eu”, afirmou o bombeiro, segundo reportagem o “UOL”.

A decisão de nadar

Tendo em mente que buscas noturnas não são realizadas no mar, Oliveira decidiu, por volta das 21h, nadar de volta à costa. “Ficava pensando na minha família, na minha mãe, que ia ficar sofrendo até de manhã atrás de uma notícia. Tinha que chegar na terra e procurar alguém para poder ligar para ela e dizer que estou bem.”

O bombeiro decidiu ficar à deriva até avistar luzes de um povoado e usou uma estrela para se guiar. Ele colocou um colete sob o corpo para ajudá-lo na empreitada.

Uma equipe de busca foi acionada, mas Jairo reapareceu volta da 1h na praia de Tatajuba, no município vizinho a Jericoacoara. Ele ainda caminhou por 50 minutos e ligou para a família para informar que estava bem. Depois, se encontrou com a equipe que faria seu salvamento.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos