Foco

Laboratórios particulares estão liberados para comprar e vender a vacina da covid-19

Decisão foi decretada por Medida Provisório assinada por Bolsonaro

Brasil recebe mais 1,5 milhão de doses de vacina da Pfizer
Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF (Agência Brasil)

Por decisão do presidente Jair Bolsonaro, que editou uma Medida Provisória (MP), a iniciativa privada agora poderá comprar vacinas contra covid-19 diretamente dos fabricantes para comercialização.

ANÚNCIO

De acordo com o governo, a medida reflete o fim do estado de emergência em saúde pública de importância nacional (ESPIN), eu foi decretado em função da pandemia no Brasil.

Como a vacinação no Brasil já atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários, segundo o governo, a medida não trará prejuízo para o Plano Nacional de Vacinação.

Recomendados

O governo justificou ainda que mantém contrato com o laboratório Pfizer para compra de mais 100 milhões de doses e a possibilidade de compra adicional de mais 50 milhões.

“O que se vivenciava em 2021 - ante a escassez de vacinas no Brasil e no mundo, a iniciativa privada não estava autorizada a adquirir vacinas contra a covid-19, em detrimento do Poder Público - se modificou, e a escassez de vacinas restou superada, tendo o Estado sido capaz de ofertar vacinas à população em geral, em quantidade suficiente, conforme dados demonstrados pelo Ministério da Saúde”, informou a Secretaria Geral da Presidência.

LEIA TAMBÉM: Esposa de indigenista se manifesta pela 1ª vez após presos confessarem autoria do crime

NÚMEROS

Ontem, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil acumula  31,6 milhões de casos confirmados de covid desde que começou a pandemia, com 668,8 mil mortes. O maior número de casos acumulados foi registrado no Estado de São Paulo, com 5,6 milhões de doentes e 170 mil mortes, seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Ainda segundo o governo, desde que começou a pandemia, 443 milhões de doses da vacina contra covid-19 foram aplicadas em todos os estados brasileiros.

Tags

Últimas Notícias