Foco

Papa Francisco diz que pediu encontro com Putin, mas não recebeu resposta

Em entrevista, o papa disse que Vaticano continua insistindo em ser recebido pelo presidente russo

Em entrevista concedida ao jornal italiano Corriere della Sera, o Papa Francisco disse que no primeiro mês após a invasão russa na Ucrânia enviou uma solicitação a Moscou para encontrar o presidente Vladimir Putin, mas até hoje não recebeu uma resposta.

“Ainda não recebemos uma resposta e continuamos insistindo, mesmo que eu tema que Putin não possa e não queira ter este encontro agora”, disse o Papa.

Ele também disse durante a entrevista que recebeu pedidos para visitar Kiev, mas queria antes ter um encontro com o presidente russo.

Recomendados

Francisco disse que recebeu uma informação do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, de que a Rússia planejava encerrar a invasão da Ucrânia no dia 9 de maio, data em que o país celebra a derrota dos alemães nazistas na Segunda Guerra Mundial.

LEIA TAMBÉM: Ex-agente da KGB diz que Putin é paranóico e insano

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, entretanto, já negou essa informação, afirmando que os militares russos “não ajustarão suas ações a qualquer data, incluindo o Dia da Vitória.”

NEUTRALIDADE

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em entrevista à emissoras árabe “Al Arabiya” que a neutralidade que a Rússia exige da Ucrânia só poderá ser alcançada se o país devolver todos os territórios ocupados, incluindo a região de Donbas e a península da Crimea, essa última anexada pela Rússia em 2014.

Zelensky disse também que para aceitar a neutralidade exige garantias de que seu país não será alvo de ataques semelhantes no futuro. De qualquer forma, explicou, qualquer decisão sobre isso terá que passar por um referendo com a população ucraniana.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos