Foco

Enfermeira erra e aplica frasco inteiro da vacina da Pfizer em bebê de seis meses

Mãe havia levado a criança para tomar a vacina pentavalente

Foto ilustrativa (Pexels)

Por erro de uma técnica de enfermagem, um bebê de seis meses acabou recebendo um franco inteiro da vacina contra covid-19 da Pfizer, o equivalente a seis doses, em Altinópolis, interior de São Paulo.

ANÚNCIO

A mãe havia levado a criança para tomar a vacina pentavalente, que previne contra coqueluche, meningite, tétano e hepatite, mas por engano recebeu as doses da vacina contra covid.

De acordo com a mãe, quando ela estava saindo do posto a técnica de enfermagem correu atrás dela e disse que tinha cometido um erro e aplicado a vacina errada na criança. Ela notou o erro quando foi descartar o frasco injetado e viu que tratava-se da vacina da Pfizer.

Recomendados

Segundo a mãe, a técnica acionou imediatamente uma médica do posto para examinar a criança e contatou a Vigilância Sanitária do município.

A menina foi levada para o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, melhor equipado para lidar com o problema, e permaneceu em observação por três dias.

LEIA TAMBÉM:

Além de um inchaço na perna, a criança teve dor e febre. Os exames dos médicos acusaram alteração na capacidade de coagulação do sangue, mas qualquer problema mais grave foi descartado nos dias seguintes e o bebê recebeu alta.

Apesar do erro, a mãe elogiou a atitude da técnica, que imediatamente comunicou o erro à família, permitindo que fossem adotados procedimentos para evitar que algo pior acontecesse. “Ela poderia ter ficado quieta, mas ela foi profissional”, disse.

A Secretaria de Saúde de Altinópolis divulgou um comunicado afirmando que um processo administrativo foi aberto para apurar a conduta da técnica e que o caso já foi comunicado ao Centro de Vigilância Epidemiológica.

Tags

Últimas Notícias