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Campanha ‘Janeiro Roxo’ conscientiza sobre hanseníase

Doença atinge 210 mil pessoas por ano em todo o mundo

Doença pode levar até dez anos para dar primeiros sinais Venilton Küchler/Sesa

A cor roxa foi escolhida para simbolizar a campanha de conscientização contra a hanseníase no mês de janeiro.

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Popularmente chamada de lepra, a doença atinge atualmente 210 mil pessoas por ano em todo o mundo e o Brasil é o segundo país com maior número de casos, atrás somente da Índia.

A hanseníase se manifesta normalmente por manchas na pele, além de diminuição da sensibilidade e  formigamento em mãos, pés ou olhos, mas é indolor, o que leva muitas pessoas a não reparar no sintomas e buscar atendimento precoce.

A doença é transmitida por secreções das vias respiratórias (nariz e boca) e o diagnóstico precoce evita que a pessoa se vire um transmissor e também previne seqüelas, como a incapacidade de membros.  O tratamento da hanseníase é gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) .

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A campanha Janeiro Roxo pretende também combater o preconceito em relação à doença. Antigamente os contaminados eram isolados da sociedade, mas hoje, com tratamento, os doentes não transmitem mais a doença e podem conviver normalmente com as pessoas.

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