Foco

Curso virtual gratuito ensina alternativas para reduzir produção de lixo

Aulas de economia circular são destinadas a professores, estudantes e toda a comunidade interessada

O curso virtual gratuito “Introdução à Economia Circular”, que tem objetivo de incentivar a redução da produção de lixo, está com inscrições abertas. As aulas são destinadas a professores, estudantes e todas as pessoas que querem aprender como as mudanças de hábitos podem refletir em formas de descarte consciente.

O curso inaugural é introdutório e explica o que é economia circular e como ela pode ser aplicada no dia a dia. Plástico, alimentação, transporte e novas formas de pensar e fazer são alguns dos assuntos abordados nas aulas.

Com aproximadamente seis horas de duração e oito módulos, o curso oferece conteúdo online, interativo e trilíngue, além de emitir certificado ao final de todas as etapas e testes. As aulas estão disponíveis na internet e a inscrição, gratuita, é efetivada após a realização de um cadastro simples.

Recomendados

A plataforma foi lançada pela iniciativa Movimento Circular com concepção da Atina Educação. Segundo a entidade, os números do uso desenfreado do patrimônio natural do planeta a partir da lógica de produzir, consumir e descartar tem aumentado de forma significativa.

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostram que a produção de lixo domiciliar aumentou 10% em 2020, graças ao isolamento social. Para a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial, se o ritmo atual se mantiver, em 2050 produziremos 2,2 bilhões de toneladas de lixo por ano no mundo, o que deve provocar altos custos ambientais.

“Por isso, incentivar novos processos e comportamentos em busca de um modelo de desenvolvimento equilibrado e ético é uma ideia urgente”, explica o coordenador do Movimento Circular, Vinicius Saraceni.

Outras informações podem ser obtidas no site do Movimento Circular

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos