Cop 25

Junte-se à Ação Climática

Com o propósito de envolver diversas entidades e atores em matéria de ação climática e promover a discussão sobre economia circular e energias limpas, a Corfo promoveu a realização dessas jornadas.

cambio climático clima AgenciaUno

Sensibilizar quanto aos desafios da produção no contexto de mudanças climáticas, identificar as oportunidades a partir do empreendimento e da inovação em ação climática, e promover a geração de novos negócios foram os motivos das jornadas Junte-se à Ação Climática, uma iniciativa proposta pela Corfo por ocasião da COP25. A ideia era organizar quatro eventos de caráter macrorregional, que permitissem envolver diversas entidades e atores em matéria de ação climática e promover a discussão sobre economia circular e energias limpas.

ANÚNCIO

Em uma primeira ocasião só foi possível concretizar duas dessas atividades, devido às manifestações sociais que vêm acontecendo no Chile desde 18 de outubro de 2019. Os eventos desenvolvidos no contexto das jornadas Junte-se à Ação Climática em outubro de 2019 foram realizados nas cidades de Iquique e Punta Arenas. Os encontros, dirigidos a empreendedores, empresas de menor porte e centros de estudo, contaram com a participação de convidados internacionais nos comitês de discussão sobre desafios da produção. Também foram apresentados casos de sucesso e foi prestada assistência ao público para esclarecer dúvidas e auxiliar na aproximação da rede de incentivos, para que possam concretizar seus negócios e projetos.

Em meados de 2020 decidiu-se retomar esta iniciativa e dar continuidade aos esforços através de eventos que giraram em torno de dois grandes temas: energias limpas e economia circular. O primeiro foi a Cúpula de Hidrogênio Verde, iniciativa de caráter internacional realizada nos dias 3 e 4 de novembro de 2020. O evento foi complementado com um curso de formação geral durante o primeiro semestre de 2021.

Quanto à economia circular, foram considerados eventos de alcance regional, como o Círculo de Negócios em Economia Circular, organizado em abril de 2021, e atividades que permitissem fomentar campeonatos de empreendimento e/ou desafios de inovação aberta, como um espaço para vincular grandes e médias empresas com startups ou empreendedores.

Essas atividades são parte das iniciativas da Corfo por ocasião da presidência do Chile na COP25 e foram realizadas com a contribuição da União Europeia e do programa Euroclima+.

Tags

Últimas Notícias

Nós recomendamos