Foco

Ossos de Titanossauro são encontrados em obra na rodovia de Marília

Essa é a terceira ossada de dinossauro descoberta na região

Imagem ilustrativa do Titanossauro (Reprodução)

Funcionários que trabalham na recuperação da rodovia SP-333, próximo a Marília, no interior de São Paulo, encontraram parte do fêmur de um titanossauro, espécie de dinossauro que podia checar a 12 metros de comprimento e que viveu na região há cerca de 65 milhões de anos, no período cretáceo.

ANÚNCIO

Esse é o terceiro fóssil encontrado na região, de acordo com o Museu de Paleontologia de Marília, que conta com o apoio da Concessionária Entrevias, responsável pela obra, para monitorar e recuperar os fósseis que estão sendo descobertos na região.

De acordo com geólogos, a região onde foram encontrados os ossos na chamada Bacia Bauru, que fica entre o oeste paulista, o triângulo mineiro, Sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, local que contém rochas do período cretáceo e que provavelmente eram regiões de rios e lagos, onde os animais mortos eram tragados pela lama do fundo e preservados.

Recomendado:

O Museu de Paleontologia de Marília pretende juntar todos esses achados e abrir uma exposição ao público em 2022, quando a reforma do local acabar.

Palentólogo William Roberto Nava foi o primeiro a encontrar ossos de dinossauro na região (Reprodução / Facebook)

TITANOSSAURO

Os titanossauros eram dinossauros herbívoros gigantescos com pescoços e caudas longas que habitaram a terra entre 145 milhões e 65 milhões de anos atrás, no período Cretáceo. Eram possivelmente os maiores animais da terra, podendo atingir 12 metros de comprimento e pesar até 13 toneladas.

Estudos mostram que se alimentavam principalmente das folhas dos topos das árvores e para manter esse peso tinham que consumir cerca de 100 mil calorias por dia.

O Titanossauro considerado mais antigo encontrado até hoje foi descoberto na região da Patagônia, na Argentina, e viveu há cerca de 140 milhões de anos.

Tags


Últimas Notícias