Foco

Prefeitura de SP autoriza creches a retomarem 100% do atendimento presencial a partir de 8 de setembro

Medida vale para unidades municipais e também da rede particular.

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

A Prefeitura de São Paulo autorizou que as creches públicas e privadas da capital voltem a atender os bebês e crianças de 0 a 3 anos presencialmente com 100% da capacidade a partir do dia 8 de setembro. O anúncio foi feito no domingo (29) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

ANÚNCIO

Segundo ele, a ampliação dos atendimentos é possível seguindo as decisões das autoridades de Saúde e da Vigilância Sanitária, que garantem a segurança da medida. «Estamos fazendo um trabalho gradual em relação à retomada das aulas, sempre acompanhando os relatórios que a Secretaria Municipal da Saúde tem feito, sempre pensando na segurança das pessoas», declarou o prefeito.

Leia também:

  1. Quadrilha que assaltou bancos em Araçatuba deixou explosivos nas ruas
  2. São Paulo vacina contra covid-19 jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades
  3. Carros com placa final 5 e 6 devem quitar licenciamento 2021 até amanhã

O limite de atendimento das escolas já havia sido ampliado no último dia 2 de agosto, de acordo com a capacidade física de cada unidade, respeitando o distanciamento de um metro entre um aluno e outro. A exceção ficou por conta das creches, que estavam autorizadas a atender no máximo 60% das crianças, sem esquema de revezamento.

Recomendados

Agora, com a retomada de 100% da capacidade, a prefeitura ressalta que as creches devem manter os protocolos sanitários, com obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool gel e higienização dos ambientes.

O retorno presencial ainda é facultativo, a critério dos pais ou responsáveis, desde que se comprometam com as resoluções das atividades de forma remota, enquanto durar o período de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, de acordo com a Lei número 17.437, de 12 de agosto de 2020.

Creches municipais

A rede municipal de São Paulo possui 345 mil bebês e crianças matriculados em 2,8 mil unidades escolares. Eles são acolhidos com atividades que fortalecem a constituição dos vínculos, além de garantir a oferta de situações de aprendizagem de acordo com o Currículo da Cidade.

As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da capital podem atender presencialmente os estudantes em sua totalidade, desde que haja o distanciamento de um metro entre um aluno e outro. A rede municipal possui 235 mil estudantes matriculados nas Emeis e 425,9 mil alunos de ensino fundamental e médio.

Atendimento nas unidades

As EMEIs e escolas de Ensino Fundamental continuam autorizadas a atender os estudantes em sua totalidade, de acordo com a sua capacidade, desde que mantenham o distanciamento de 1 metro entre um aluno e outro, de acordo com as regras do Governo do Estado. As unidades também podem adotar sistema de revezamento semanal em, no máximo, duas turmas para atendimento dos estudantes. Todos os protocolos de segurança e prevenção estão mantidos.

Tags

Últimas Notícias