Foco

Brasil adota ferramenta que rastreia infectados por covid-19

Rodrigo Paiva/Getty Images

Em atualização do aplicativo Coronavírus SUS nesta sexta-feira (31), o Ministério da Saúde implementou ferramenta que pode rastrear e alertar sobre a proximidade a uma pessoa infectada pela covid-19 ou um caso suspeito do vírus.

ANÚNCIO

A tecnologia, de nome API Exposure Notification, é utilizada internacionalmente para rastrear o caminho percorrido pelo vírus, permitindo que outras pessoas evitem contato e proximidade com possíveis fontes de infecção. De acordo com a pasta, o aplicativo só fará o rastreio caso a função seja habilitada pelo próprio usuário nas configurações.

LEIA MAIS:
Bolsonaro diz ter infecção no pulmão após contrair covid-19
São Paulo encosta em 23 mil mortes por covid-19; veja balanço de sexta

Recomendado:

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas que estiverem geolocalizadas em um perímetro próximo de outras pessoas que informaram estar infectadas pelo novo coronavírus receberão um alerta. O sistema não identifica o doente, apenas avisa da proximidade de alguém que, voluntariamente, informou estar com diagnóstico positivo para a doença nos últimos 14 dias.

Para se cadastrar como doente, o usuário deve validar o exame com o diagnóstico positivo. Segundo o boletim do ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos.”

O Ministério da Saúde informa que cerca de 10 milhões de brasileiros possuem o aplicativo instalado nos celulares, e espera que haja um aumento no uso de 30% após a implementação da novidade.

Tags


Últimas Notícias