Foco

Pesquisa desenvolve óculos que mede nível de glicose, álcool e vitaminas através das lágrimas

Divulgação/IFSC-USP

Cientistas Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, criaram um par de óculos que pode medir níveis de glicose, álcool e vitaminas no sangue de quem os usa – tudo através de uma única lágrima.

ANÚNCIO

A leitura das informações nutricionais é feita por um biossensor em tempo real e os resultados são enviados por bluetooth para o computador ou celular. O trabalho contou com a participação da pesquisadora Laís Canniatti Brazaca, na época doutoranda do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e hoje pós-doutoranda no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), ambos da Universidade de São Paulo (USP).

LEIA MAIS:
Idade média ao morrer em São Paulo é de 68,7 anos; veja índice no seu distrito

Recomendados

Para utilizar o acessório, usuário deve escolher o tipo de medição que deseja fazer (glicose, álcool ou vitamina) e inserir o dispositivo adequado na plaqueta dos óculos (cada dispositivo contém uma substância diferente e, portanto, faz apenas um tipo de medição).

Com os óculos na face, a pessoa usa um pequeno bastão com um produto sensível ao olho – tipo fragrância de mentol – para estimular a geração de lágrimas.

Quando o líquido escorre e entra em contato com o sensor, a reação ocorre e gera uma variação na corrente do eletrodo. Esse sinal é emitido para o computador da pessoa ou para o celular, facilitando a leitura dos dados.

A vantagem está na possibilidade de detectar substâncias diversas num fluído fácil de ser obtido, sem serem necessários procedimentos invasivos.

Tags

Últimas Notícias