Foco

Bancos de sangue pedem ajuda no ABC; estoques são suficientes para uma semana

Alessandro Valle/ABCDigipress

É preocupante a situação dos hemocentros instalados no ABC. O estoque de bolsas de sangue são suficientes para apenas uma semana. Já o quadro de doações do tipo Rh negativo (quando a pessoa não possui a proteína D nos glóbulos vermelhos) é ainda mais crítico: somente cinco dias –  pacientes que precisam deste tipo de sangue não podem receber transfusão de Rh positivo, que pode destruir as hemácias recebidas.

ANÚNCIO

Leia mais:
Prefeitos do ABC pedem compromisso com Metrô
Prefeitos do ABC elegem familiares como deputados; veja os representantes da região

As informações são da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), que administra quatro postos na região (dois em Santo André, um em São Bernardo e um em São Caetano). Segundo a entidade, o ideal seria um estoque para 20 dias. As bolsas de sangue coletadas atendem nove hospitais públicos na região, além de outros três na Baixada Santista.

Recomendados

Em setembro, a média deveria ter sido de 7,3 mil doadores. Porém, os hemocentros só receberam 4.980, o equivalente a 67% da capacidade de atendimento. Já nos primeiros dez dias deste mês, a expectativa era receber 2.700 pessoas, mas só 1.511 doaram sangue. “Está complicado, não sei o que acontece”, lamenta a gerente administrativa da Regional ABC da Colsan, Solange Rios.

Em cada doação, são coletados de 380 ml a 400 ml de sangue, quantidade que pode ajudar até quatro pacientes. Segundo Solange, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, por exemplo, utiliza de 70 a 80 unidades de plaquetas (de 50 ml cada) diariamente no tratamento de pacientes com leucemia.

Diante da escassez de doadores, Solange ressalta que é importante a conscientização sobre doação. “Sangue não é igual medicamento que a gente compra na farmácia, depende da boa vontade da pessoa vir doar.”

Requisitos

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos), pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e estar alimentado, tendo evitado refeições gordurosas nas três horas que antecedem a doação. Ao chegar ao hemocentro, é preciso apresentar documento original com foto.

Mulheres podem doar sangue até três vezes por ano, com intervalo de três meses. Já os homens, quatro vezes ao ano, com pausa de dois meses.

Todo o processo (cadastro, pré-triagem, triagem e coleta) dura cerca de 45 minutos.   

Aplicativo agenda doação

Lançado pela Colsan em julho, o aplicativo Time do Sangue permite agendar local, dia e horário para doar sangue. O download é gratuito.

Apesar da facilidade, os agendamentos estão baixos. “Temos condições de agendar dez pessoas por dia, mas a média tem sido dez por mês”, fala a gerente administrativa da Regional ABC da Colsan, Solange Rios.

Endereços e horários dos hemocentros podem ser acessados no site www.colsan.org.br.  

Tags

Últimas Notícias