Foco

Veja quais são os sintomas da Doença de Chagas; pobres são os mais afetados

Free images

No Brasil, estima-se que 1 milhão de pessoas são contaminadas pela Doença de Chagas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 200 casos são confirmados por ano, e 95% deles concentra-se na região norte do país.

ANÚNCIO

Segundo o epidemiologista Juan Carlos Cubides, da organização humanitária MSF (Médicos Sem Fronteiras), a doença está ligada à pobreza. Isso por que a palha, que é utilizada como matéria-prima em algumas casas em áreas rurais e em cestas para alimentos, cria um ambiente propício para a proliferação do barbeiro, o transmissor da doença.

Quais os sintomas

Recomendados

Há duas fases clínicas da doença: aguda, que pode ou não ser identificada, evoluindo para uma fase crônica caso não seja tratada.

A primeira fase geralmente é assintomática, o que dificulta o diagnóstico. No local da picada pelo barbeiro, a área ficará vermelha e endurecida. Após o perído de incubação, que dura aproximadamente uma semana, o paciente poderá apresentar febre; ínguas por todo o corpo; inchaço do fígado e do baço; vermelhidão no corpo. Em casos mais graves, pode ter inflamação no coração e até no cérebro.

Já na fase crônica, os sintomas são desmaios; palpitações; dores no peito; inchaço dos membros inferiores; constipação; dores abdominais; dificuldade para engolir; batimentos cardíacos descompassados; perda da capacidade de «bombeamento» do coração.

 

 

Tags

Últimas Notícias