Foco

Vacina fracionada contra a febre amarela: tire suas dúvidas

Getty Images

O consultor científico sênior da Fiocruz e presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, Dr. Akira Homma, tira dúvidas de ouvintes da BandNews FM sobre a febre amarela.

ANÚNCIO

Segundo o médico, estudos apontam que a dose fracionada da vacina contra a febre amarela tem o mesmo efeito da dose completa na imunização por pelo menos 8 anos.

No entanto, esse prazo pode ser ainda maior.

Recomendados

 Isto porque voluntários que receberam a dose 8 anos atrás passaram em 2017 por exames que apontaram o mesmo nível de anticorpos de quem recebeu a dose completa.

Leia mais:

Três parques que estavam fechados por causa da febre amarela são reabertos em SP

De acordo com o Dr. Akira Homma, essa pesquisa continua e pode apontar que a dose fracionada tem efeito por mais de 10 anos, por exemplo.

O consultor científico sênior da Fiocruz explica ainda que quem tomou a vacina contra a febre amarela até agora sempre recebeu a dose completa.

O médico conta que o governo precisou usar o recurso da fração pela primeira vez para poder vacinar rapidamente o maior número de pessoas em uma ampla área de risco.

Segundo Dr. Akira Homma, quem já foi imunizado contra a doença não precisa se vacinar de novo.

O presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos disse que, como toda vacina, existe a possibilidade de reações como febre.

Gestantes, mulheres em fase de amamentação e pessoas com problemas de imunidade não devem tomar a dose.

Tags

Últimas Notícias