Foco

Jacu-Pêssego é campeã de ‘furar’ limite médio de velocidade

No primeiro mês de fiscalização de velocidade média em trechos de quatro grandes avenidas, 230,7 mil veículos foram flagrados trafegando acima do limite das vias. Desses, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nada menos que 221,5 mil estavam na av. Jacu-Pêssego (zona leste).

Para ter uma ideia do que significa, no ano todo até agosto, segundo  o Painel de Mobilidade Segura, 201.455 motoristas foram multados na via inteira por exceder a velocidade.

Um detalhe importante: os motoristas flagrados não são multados, mas apenas advertidos por carta de que excederam o limite e da necessidade de respeitá-lo. A CET ressalta que a medida tem caráter educativo.

Recomendados

O Metro Jornal esteve no trecho “campeão” ontem. E não foi difícil entender o porquê do alto número de flagrantes: a todo momento, carros passavam  nas faixas da esquerda e central a mais de 50 km/h, que é o limite no trecho entre os radares que fazem o controle. E nos cerca de dois quilômetros da via, não há lombadas ou semáforos que forcem a desaceleração.

Entretanto, era visível a diminuição de velocidade  dos motoristas ao passarem pelos dois radares, estratégia comum para evitar multas.

Para o engenheiro Luiz Célio Bottura, a iniciativa é boa e pode colaborar com o respeito às normas. Ele acrescenta uma sugestão: “Em vez de mandar a carta apenas para quem excede a velocidade, poderiam enviar correspondência a todos os motoristas monitorados e elogiar aqueles que respeitaram os limites, incentivando-os a manterem o comportamento.”

Para a CET, os números da Jacu-Pêssego mostram que “os motoristas estão habituados a reduzir a velocidade apenas nos radares” nessa via. Segundo a companhia, os dados servirão para adotar medidas para aprimorar a segurança do trecho e para analisar o comportamento e “estudar medidas para que os condutores trafeguem dentro das leis de trânsito”.   

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos