Foco

Estado afirma que já desocupou 38 escolas em São Paulo

Estudantes e MTST bloquearam totalmente o sentido Consolação da avenida Paulista | Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress
Estudantes e MTST bloquearam totalmente o sentido Consolação da avenida Paulista | Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress

ANÚNCIO

A Secretaria da Educação afirmou nesta quinta-feira que desde o início das ocupações de escolas no Estado, 38 unidades já foram esvaziadas pelos manifestantes, em protesto ao plano de reorganização da rede estadual de ensino. Com isso, cerca de 38 mil alunos retomarão as atividades entre esta sexta-feira e a próxima semana.

Segundo a pasta, as desocupações foram resultado de reuniões pacíficas entre estudantes e membros das Diretorias Regionais de Ensino.

Recomendados

Mesmo com as 38 saídas, o movimento ganhou força desde o início da semana. Na segunda, eram 109 escolas ocupadas, segundo a secretaria. Ontem, a pasta contabilizou 182 unidades, um aumento de 67%. Para a Apeoesp (sindicato de professores da rede estadual), o crescimento foi similar (67,5%), comparando os colégios que estavam ocupados segunda (114) e quinta (191).

Manifestação

Um grupo de estudantes bloqueou ontem as avenidas Paulista e Consolação, no centro, em protesto contra a reestruturação proposta pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a organização, eram 3 mil manifestantes – a Polícia Militar não divulgou dados de público.

O ato teve início às 14h no vão do Masp e terminou às 17h40, na praça da República. Entre os estudantes havia muitos membros do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que também ocupavam seis escolas ontem em apoio ao movimento estudantil. 

Tags

Últimas Notícias