Foco

Airbus é um dos aviões mais seguros do mundo

O Airbus A320, mesmo modelo da aeronave que caiu no sul da França na manhã desta terça-feira, é um dos aviões mais seguros do mundo. Segundo o perito Roberto Peterca, quatro mil estão em operação e há registro de apenas 15 acidentes com vítimas.

Com a experiência de quem investigou o acidente entre o avião da Gol e o jato Legacy, em 2006, ele diz que ainda é cedo para apontar causas.

Segundo o especialista, no entanto, a perda de altura da aeronave foi muito rápida e isso pode indicar que o piloto teve que enfrentar alguma situação de emergência. Em entrevista coletiva, o presidente da companhia aérea Germanwings, do grupo Lufthansa e dona do Airbus que caiu nesta manhã, o avião teve uma queda acentuada que durou 8 minutos.

O especialista destaca ainda que a leitura dos dados das caixas-prestas será fundamental para ajudar a esclarecer o que aconteceu.

O acidente

A aeronave decolou do aeroporto de Barcelona, na Espanha, com 150 pessoas a bordo – 144 passageiros e seis tripulantes – e tinha como destino à cidade alemã de Düsseldorf. Às 10h47min (horário local) o piloto fez o último contato com os controladores do tráfego aéreo: «urgente, urgente. Emergência, emergência», disse.

Os destroços foram encontrados ainda nesta manhã na região de Barcellonette, um local de difícil acesso que fica a 2 mil metros de altura. As equipes de resgate, que precisam usar helicópteros nas buscas, chegaram há pouco no local.

Vítimas

A companhia aérea ainda não divulgou a lista oficial de passageiros. Segundo a AFP, no entanto, havia 67 pessoas de origem alemã – entre elas, de acordo com o jornal El Pais, havia um grupo de 16 estudantes e dois professores de uma escola bilingue que voltava para casa após participar de um intercâmbio na Espanha.

Já de acordo com o governo da Espanha, entre os passageiros estavam 45 espanhóis.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos