Foco

Comerciantes protestam e vendem produtos sem impostos

Comerciantes venderam produtos sem impostos para denunciar a carga tributária no Brasil nesta quinta-feira. Uma pesquisa mostrou que entre os 30 países com maior carga tributária do mundo, o Brasil é o que oferece o menor retorno à população em serviços como saúde, educação e transporte.

Em um posto Belo Horizonte, houve fila para abastecer, já que o preço da gasolina teve desconto de 36%, que é o valor do imposto embutido no litro. A mesma cena se repetiu em cidades como Lages, em Santa Catarina, e em Brasília.

Recomendados

As ofertas também chamaram a atenção do consumidor em uma loja de materiais de limpeza na capital mineira. O dono da loja baixou o preço do sabão em pó em 41%. «Às vezes os nossos clientes chegam aqui na loja e acham que os nossos produtos são caros. Mas na realidade, o que acrescenta o valor do produto é o imposto», disse o comerciante Flávio Malaquias

A carga tributária no Brasil é uma das maiores do mundo. O brasileiro precisa trabalhar cinco meses por ano para pagar os impostos sobre o que ganha e os produtos que consome. No caso dos alimentos, os impostos chegam a quase 40%.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos