Foco

Twitter permanece bloqueado na Turquia

O Twitter permanece inacessível nesta quinta-feira na Turquia, um dia depois do Tribunal Constitucional ter declarado ilegal o bloqueio ordenado pelo governo islamita conservador de Recep Tayyip Erdogan. Na quarta-feira, o tribunal decidiu por unanimidade que o bloqueio do Twitter é uma violação do direito constitucional de liberdade de expressão e ordenou o desbloqueio imediato.

A decisão do tribunal, que deve ser aplicada pela TIB (sigla para Autoridade Turca de Telecomunicações), foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial.

A TIB bloqueou o acesso ao Twitter na madrugada de 21 de março por ordem do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que deseja impedir a divulgação diária na internet das acusações de corrupção contra o regime.

Recomendados

Um deputado do AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento), partido de Erdogan, deu a entender que o governo poderia não aplicar imediatamente a decisão do Tribunal Constitucional. «A decisão afeta apenas as três denúncias individuais no tribunal. Vamos avaliar», disse o deputado AKP Mustafa Sentop.

A oposição pediu a aplicação imediata da decisão. Apesar das acusações de corrupção contra Erdogan, seu partido foi o vencedor das eleições municipais do domingo passado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos