Estilo de Vida

Por que ficamos com raiva quando estamos com fome?

Nutricionista explica por que esse fenômeno tem uma base biológica e emocional

Si te irritas cuando no has comido, no es casualidad.
Se você se irrita quando está com fome, não é casualidade Foto: Envato

Se você fica irritado com seu parceiro, grita que seu celular está lento ou acha tudo insuportável, talvez você esteja apenas com fome.

Clique aqui para receber as notícias de saúde, moda e beleza pelo WhatsApp

Em uma entrevista, a nutricionista Alejandra Avellán explicou por que algumas pessoas se transformam quando não comem. Spoiler: não é apenas uma “mania”, é ciência.

Quando o corpo pede energia

“A reação tem uma base tanto biológica quanto psicológica”, explica Avellán. Em termos físicos, quando sentimos fome, há uma queda na glicose no sangue, que é nossa principal fonte de energia.


Essa queda repentina coloca o corpo em alerta, e é por isso que muitas vezes desejamos alimentos de rápida absorção, como pão, doces ou biscoitos.

Mas a fome não afeta apenas o estômago. Também impacta diretamente seu estado emocional. “Essa queda na glicose afeta a produção de serotonina, substância fundamental para o bem-estar emocional. Portanto, quando seus níveis diminuem, ficamos mais propensos a nos sentirmos irritados ou tristes”, acrescenta a especialista.

Doce alívio?

É normal recorrer a algo doce quando estamos de mau humor por causa da fome. E embora isso possa ajudar a acalmar temporariamente, Avellán alerta que isso cria um efeito de montanha-russa. “Você come algo muito doce, sua energia aumenta rapidamente, mas cai com a mesma rapidez. E então o mau humor volta”, diz ela.

A melhor alternativa é combinar alimentos doces com outros que proporcionem saciedade. “Por exemplo, chocolate com mais de 70% de cacau acompanhado de nozes, ou iogurte grego natural com frutas ou geleia.

Ao adicionar proteínas ou gorduras saudáveis, você mantém sua energia por mais tempo e evita aquelas quedas repentinas”, ela recomenda.

E por que isso acontece com algumas pessoas mais do que com outras?

Nem todos nós reagimos da mesma maneira à fome. Segundo a nutricionista, isso pode ocorrer por diversos fatores, como genética, estilo de vida ou até mesmo humor.

“Pessoas com maus hábitos — como sono ruim, muito estresse, alimentação inadequada ou pular refeições — têm maior probabilidade de ficar irritadas quando estão com fome”, explica ele.

Hormônios como a grelina (que dá fome) e a leptina (que faz você se sentir satisfeito) também entram em ação. “Se seus hábitos não forem saudáveis, esses hormônios serão alterados e farão com que seu corpo não regule o apetite adequadamente. Isso facilita a transformação da fome em mau humor”, acrescenta ela.

Seu mau humor não é apenas uma coincidência: é um sinal de que seu corpo precisa de atenção. Comer de acordo com a sua rotina, escolher lanches inteligentes e manter um estilo de vida equilibrado pode ajudar você não apenas a ter uma saúde melhor, mas também a melhorar seu humor.

LEIA TAMBÉM:

Blusas dos anos 80 estão de volta à moda: veja como usá-las com jeans

Horóscopo Chinês: estes são os signos que entram em um ciclo de abundância muito em breve

O impacto do tabu da menstruação no ambiente de trabalho e na produtividade

Então, da próxima vez que você se sentir chateado sem motivo, antes de brigar com o mundo... coma alguma coisa. E faça isso bem.

Últimas Notícias