Estilo de Vida

Som misterioso detectado na estratosfera confunde os cientistas

Pesquisadores enviaram balões para a estratosfera para gravar ‘infrasons’

Balões usados pelos cientistas para medir infrasons

Pesquisadores enviaram um balão com a intenção de fazer diversos experimentos, entre eles identificar sons que não podem ser detectados pelos ouvidos humanos, os infrassons, e acabaram detectando uma série de ruídos que não conseguem explicar.

Esses ruídos misteriosos são muito comuns em estrelas distantes, mas desta vez esses ruídos foram identificados em nossa estratosfera, que é a segunda camada da atmosfera da Terra onde está a camada de ozônio que protege o planeta da radiação do sol.

Entre os vários ruídos detectados, muitos tiveram sua origem detectada, como o impacto das ondas do mar, trovões e até aviões vagando em regiões próximas, mas outros simplesmente desafiam a capacidade dos cientistas.

Recomendados

“Existem muitos voos com sinais cuja origem não entendemos”, disse Daniel Bowman, principal cientista do Sandia National Laboratories no Novo México.

LEIA TAMBÉM: Moeda rara com defeito no núcleo pode valer mais de R$ 500! Você tem uma?

“Eles são quase certamente mundanos, talvez um pedaço de turbulência, uma tempestade severa distante ou algum tipo de objeto humano como um trem de carga – mas às vezes é difícil dizer o que está acontecendo devido à falta de dados lá em cima”, disse.

Os cientistas por enquanto continuam tentando determinar de onde vem esses ruídos captados na estratosfera e quem saber por que alguns balões lançados são capazes de detectar e outros não.

Os balões solares usados na medição são capazes de levar sensores duas vezes mais altos do que os jatos comerciais são capazes de voar e seu custo é barato e os cientistas acreditam que essa mesma tecnologia em versões cheias de hélio possa um dias ser usadas para explorar a atmosferas de outros planetas, como Vênus.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos