Estilo de Vida

Relacionamento: Como saber se vale a pena tentar salvar seu relacionamento após uma traição?

Especialistas em relacionamentos opinam e listam as reflexões para se fazer antes de perdoar uma infidelidade amorosa.

O Amante de Lady Chatterlay
Relacionamento: Como saber se vale a pena tentar salvar seu relacionamento após uma traição? Imagem: reprodução Instagram (@netflixbrasil) / O Amante de Lady Chatterlay

ANÚNCIO

A infidelidade é um problema que afeta diversos relacionamentos amorosos, dos mais recentes aos mais duradouros, e faz com que muitos casais entre em crises, briguem ou até mesmo se separem. Contudo, após diversas análises, algumas pessoas conseguem compreender o que se passou no relacionamento e até mesmo superar uma traição.

ANÚNCIO

Claro, esse nível de maturidade ou de entendimento não é para todo mundo, mas será que é possível superar uma traição 100%? Ou ainda, como saber se vale a pena tentar salvar o relacionamento após isso acontecer?

“Falamos sobre traição, mas realmente não entendemos o quanto isso é significativo para nossos corações, nossos corpos... não podemos simplesmente superar isso”, diz Jenni Rochelle, treinadora, mentora e líder de pensamento no campo do trauma de traição.

LEIA TAMBÉM: “Tudo por amor”, diz pastor casado com 20 mulheres, sendo uma delas a sua própria filha

É preciso compreender que este trauma é curado em fases. A primeira é a de segurança e proteção, onde é preciso encaixar os limites físicos e emocionais nos devidos lugares. A segunda é lembrança e luto, onde é comum olhar par os relacionamentos passados e notar um padrão. Já a terceira fase é a da reconexão. Começamos a nos reconectar com nós mesmos, amigos e familiares, porque quando você é traído é tão isolador, há muita vergonha em torno disso”, explica Jenni.

Após todas essas fases, o individuo traído aprende a confiar a si mesmo e reconhecer os sinais de alerta, caso a traição volte a acontecer, seja no mesmo relacionamento ou em outro.

Vale a pena lutar pelo relacionamento após a traição?

Para a conselheira Dra. Daniela Hecht, mesmo a infidelidade sendo “provavelmente uma das experiências mais dolorosas pelas quais você passa em um relacionamento”, é preciso se fazer alguns questionamentos antes de desistir da relação. Primeiro, é preciso identificar se teve uma mudança de comportamento na vida do casal, algo que os fizeram se distanciar ou ficar menos envolvidos um com o outro. Também é preciso identificar como o seu parceiro que te traiu se sente em relação a você e como você se sente em relação a ele. E a última pergunta: “você gostaria de fazer a relação funcionar novamente?”

ANÚNCIO

É claro que faz sentido você se sentir traído, com raiva, devastado e magoado, mas tentar responder a essas perguntas pode ajudá-lo a tomar uma decisão que não pareça impulsiva ou reativa. Além disso, pode ajudá-lo a aprofundar seu relacionamento se decidir resolvê-lo e explorar como gostaria de ser um casal no futuro”, indica Hecht.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS: Você está em uma relação IOIÔ? Faça estes 7 questionamentos para descobrir

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias