Relacionamentos tortos são ocasionados por diversos fatores. Um deles é a falta de solucionar problemas, resultando em uma imensa bola de neve. É muito comum ver casais que vivem terminando seus compromissos amorosos e os estabelecendo novamente. A causa desse tipo de “vai e vem” pode estar ligada com a necessidade gritante de resolver as questões problemáticas.
ANÚNCIO
Embora este seja um sinal claro de relacionamento “ioiô”, nem sempre é possível identificar. Quando se está no meio de uma bagunça de sentimentos e conflitos, pode um custar um pouco mais até a ficha cair.
“Há muitas pessoas que não confiam no amor e colocam seus parceiros em intermináveis rodadas de separação e reconexão apenas para ver se seus parceiros realmente os amam o suficiente para aceitá-los de volta”, explica a psicóloga e pós-doutora Randi Gunther ao Psychology Today. “Se você quiser mudar seus padrões de comportamento ioiô, você precisará reconhecer e compreender as razões de seus conflitos. Muitos desses motivos subjacentes vêm de traumas de relacionamento anteriores e são curáveis quando se sabe o que o levou a se comportar dessa maneira.”
Embora seja um desafio reconhecer estar neste tipo de relação, não é impossível. Se faz necessário questionar a si mesmo sobre como as coisas têm sido conduzidas para se chegar a uma conclusão precisa. Extraído da mesma fonte, abaixo você confere alguns questionamentos que podem ajudá-lo.
Veja mais: Relacionamento: ‘AMOR’ pode não SER bem o que você pensa e aqui estão as 4 razões
Você está em uma relação IOIÔ? Faça estes 7 questionamentos para descobrir
- Você tem medo da intimidade?
- Você tem medo de ser conhecido profundamente?
- Você tem medo do fracasso?
- Você tem medo de ser rejeitado?
- Você sempre sente que pode haver algo melhor por aí?
- Você gosta de drama, agonia ou êxtase de separação e reconexão?
- Você vive colocando seu parceiro à prova?
Caso as respostas sejam positivas, está na hora de reconsiderar a conexão com o parceiro, identificar os problemas que os afetam e tratá-los de forma madura. Deixar passar em branco pode colaborar para uma bola de neve ainda maior, capaz de trazer danos no futuro.