Estilo de Vida

Você não gosta do Natal? Então talvez você tenha ‘Síndrome de Grinch’

Saiba mais sobre esta condição que está relacionada ao Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)

Mulher em frente à mesa de natal sentada no chão com presente do lado segurando cesta

Ainda falta mais de um mês para o dia 25 de dezembro, mas as decorações já estão tomando conta das casas. Neste período muitas pessoas ficam animadas com as festas e trocas de presentes mas se a palavra ‘Natal’ te assusta, te deixa triste ou com raiva talvez tenha uma explicação.

O nome para a condição que causa esses sentimentos negativos e de melancolia é ‘Síndrome de Grinch”. De acordo com o portal 20 Minutos (em espanhol), ela é caracterizada como uma síndrome pois os manuais e diagnósticos clínicos psiquiátricos não a incluem. Contudo, vários psicólogos e psiquiatras colocam ela na categoria do Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), um tipo de depressão que ocorre na mesma época em todos os anos. O gatilho inicial pode ser o próprio Natal ou alguma síndrome em virtude de experiências traumáticas que aconteceram na data ou próxima dela.

Sintomas

Os sintomas relacionados à Síndrome de Grinch são falta de energia, irritação, desconforto, falta de interesse em realizar atividades, estresse, ansiedade e até distúrbios do sono. A publicação explica que indivíduos diagnosticados com transtorno depressivo são mais propensos a desenvolver esta síndrome.

Recomendados

Causas

Entre as principais causas estão a ausência de algum ente querido na data, a pressão por realizar compromissos que envolvem a data, encontrar familiares que você não está afim, participar de tradições que você não concorda ou ‘ser obrigado’ a demonstrar felicidade diante da data e da reunião familiar.

LEIA TAMBÉM: Essas são as datas de aniversários MAIS RARAS no Brasil

Um outro ponto importante é o sentimento de nostalgia que a data pode trazer, onde as pessoas podem sentir saudade dos tempos passados onde o Natal parecia mais felicidade, principalmente na infância. Esse sentimento pode afetar principalmente os idosos.

É possível evitar?

Se você se sente assim nesta data, você pode buscar algumas medidas para passar pelo Natal de maneira mais confortável. Uma das dicas é criar uma ‘lista de gratidão’, em que você pode anotar situações positivas que envolvem diversas áreas da sua vida, como família e trabalho.

Busque também descansar nessa época do ano, se alimentar bem e não interagir tanto com pessoas que te deixam tristes ou que influenciam negativamente o seu humor.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS: Veja como ficam os serviços municipais em SP nos dias de jogos do Brasil na Copa; rodízio será mantido

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos