Estilo de Vida

Impressionante imagem captada por telescópio da NASA revela misteriosa região com nuvens empoeiradas

Uma impressionante imagem captada pelo Telescópio Hubble da Agência Espacial Americana (NASA) revela misteriosa região com nuvens empoeiradas.

Como detalhado, por meio de comunicado, o registro mostra um dos três segmentos que compõem uma região de formação estelar de 65 anos-luz de largura chamada ‘Complexo de Nuvens de Chamaeleon’.

O registro revela nuvens escuras empoeiradas onde as estrelas estão se formando, nebulosas de reflexão deslumbrantes brilhando pela luz de estrelas jovens azuis brilhantes e nós radiantes.

Estes objetos são aglomerados brilhantes e arcos de gás interestelar chocados e energizados por jatos expelidos de “protoestrelas” infantis no processo de formação.

Como detalhado pela NASA, a nuvem branco-alaranjada na parte inferior da imagem hospeda uma dessas protoestrelas em seu centro.

Impressionante imagem captada por telescópio da NASA revela misteriosa região com nuvens empoeiradas

“Os picos cruzados em torno de estrelas brilhantes na imagem ocorrem quando as ondas de luz de uma fonte pontual muito brilhante se curvam em torno dos suportes em forma de cruz do Hubble que suportam o espelho secundário do telescópio. À medida que as ondas de luz passam por esses suportes, elas se unem do outro lado, criando o efeito brilhante e pontiagudo que vemos”, informou.

Hubble estuda como parte de uma busca por anãs marrons extremamente fracas e de baixa massa. Essas “estrelas falidas” estão em algum lugar entre um grande planeta e uma pequena estrela, e não têm massa suficiente para inflamar e sustentar a fusão nuclear em seus núcleos.

Ainda de acordo com as informações, a pesquisa do Hubble encontrou seis novas candidatas a anãs marrons de baixa massa que estão ajudando os astrônomos a entender melhor esses objetos. Confira:

Texto com informações da NASA

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos