Estilo de Vida

Dia Nacional da pessoa com Hemofilia: saiba mais sobre essa doença

Distúrbio genético afeta coagulação no sangue, impedindo que o sangramento pare

Dia Nacional da pessoa com Hemofilia: saiba mais sobre essa doença Pixabay

O dia 4 de janeiro foi a data escolhida no Brasil para ser o dia da conscientização da Hemofilia, distúrbio genético que afeta a coagulação no sangue. Pessoas portadoras da doença tendem a sangrar mais que o normal pois, em um processo comum após um corte, por exemplo, proteínas que estão presentes no sangue param o sangramento. Já quem tem o distúrbio não possuem as proteínas que estancam o sangue.

Essa data foi escolhida para homenagear o cartunista Henfil, que possuía a doença e faleceu de Aids em 4 de janeiro de 1988. O intuito desse dia é homenagear as pessoas que são acometidas pela Hemofilia e conscientizar sobre os tratamentos e cuidados para uma vida mais saudável.

A Hemofilia é uma doença crônica e genética, que afeta quase que exclusivamente os homens por conta de uma mutação em genes presentes no cromossomo X.

LEIA TAMBÉM:

Médico de Bolsonaro já está no hospital para avaliar necessidade de cirurgia


Obstrução intestinal: saiba o que é e os sintomas

Veja os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

A doença possui dois tipos: A e B, que se diferenciam pelo tipo de proteína que a coagulação não é capaz de produzir. Pessoas com Hemofilia Tipo A têm deficiência do fator de coagulação VIII, sendo esse o mais comum, estando presente em 80% a 85% dos casos. Já as do Tipo B possuem deficiência de fator IX.

O diagnóstico pode ser feito por análises de amostras de sangue, que relevam se o paciente possui a deficiência do fator de coagulação.

Como tratar

O tratamento da Hemofilia é feito através da reposição de proteínas ausentes nos agentes coagulantes. Por ser uma doença crônica, ela não tem cura, mas com os remédios indicados pelos médicos ajudam os hemofílicos (quem sofre com a doença) a levar uma vida tranquila e se precavendo, caso aconteçam eventos com sangramento.

LEIA MAIS:

Entenda a ‘flurona’, infecção simultânea de covid-19 e gripe

Como cuidar dos lábios durante o verão? Veja 5 dicas

Ficar sentado por muito tempo pode aumentar níveis de ansiedade e depressão, diz estudo

Últimas Notícias