Estilo de Vida

Obstrução intestinal: saiba o que é e os sintomas

Bolsonaro voltou a ser internado após sentir desconforto abdominal; em julho de 2021 presidente foi diagnosticado com o problema

Obstrução intestinal: saiba o que é e os sintomas

Segundo informações do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro deu entrada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, nesta segunda-feira (3). após sentir um “desconforto abdominal”. Em julho de 2021 Bolsonaro passou pelos mesmos sintomas e na ocasião foi diagnosticado com obstrução intestinal. Desde que foi esfaqueado em um ato de campanha para a presidência em 2018, o presidente já passou por 4 cirurgias. Mas o que levou Bolsonaro a passar por esses problemas no intestino? Veja a seguir o que é a obstrução intestinal, sintomas, causas e tratamento.

A problema ocorre quando as fezes sofrem alguma interferência no trajeto e não conseguem passar pelo intestino. Esse bloqueio pode ser decorrente de bridas intestinais (cicatrizes formadas após alguma operação no intestino), tumores ou inflamações. Os sintomas são dificuldades para evacuar ou eliminar gases, inchaço na barriga e dores abdominais.

Sintomas

De acordo com o portal Tua Saúde, os sintomas da obstrução intestinal parcial são:

  • Inchaço exagerado da barriga;
  • Dor abdominal em cólica e intensa;
  • Diminuição do apetite;
  • Náuseas e vômitos.

Caso seja uma obstrução total, existe a parada de eliminação de fezes e gases.

Tratamento

o tratamento pode variar de acordo com a gravidade. Um médico especializado avalia o caso e caso for algo menos grave, pode sugerir a administração de medicamentos nas veias. Esses medicamentos são necessários para melhorar a hidratação e facilidade a passagem de fezes. Outros tratamentos são: repouso intestinal, como jejum e o uso de sonda do nariz ao estômago para a retirada de gases.

Em casos graves, além dos cuidados anteriores, pode ser necessário uma cirurgia para desobstruir o intestino.

Riscos e complicações

Caso o tratamento não seja iniciado no tempo adequado, podem haver complicações como:

  • Desidratação;
  • Perfuração do intestino;
  • Infecção generalizada;
  • Morte de uma parte do intestino.

Atenção!

Caso apresente algum dos sintomas citados e suspeite que o seu intestino não esteja funcionamento corretamente, procure um médico imediatamente e em hitpótese alguma faça uso de medicamentos sem a prescrição de um profissional especializado.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro sente dores abdominais e faz exames em hospital em São Paulo

Paolla Oliveira pede pela saída de Bolsonaro em 2022

Bolsonaro anuncia salário mínimo de R$ 1.212, pelo 3º ano sem ganho acima da inflação

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos