Estilo de Vida

Veja os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

Segundo o Instituto Ipsos, 58% das mulheres utilizam a pílula no Brasil

Veja os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

A pílula do dia seguinte é um dos métodos contraceptivo mais utilizado do Brasil. O motivo está relacionado a sua eficácia e outros benefícios, como regulação do ciclo menstrual, redução de cólicas, diminuição da oleosidade pa pele e do cabelo e o controle de acnes, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

De acordo com o Instituto Ipsos, 58% das mulheres a utilizam esse método contraceptivo. Porém, algumas delas podem apresentar efeitos adversos, em virtude da combinação de hormônios. Nesse caso, a busca por um ginecologista é importante para indicar a melhor forma de iniciar o tratamento com o remédio ou para identificar os efeitos colaterais. Se houver necessidade, o profissional pode te indicar uma nova receita com outro tipo de pílula ou até a suspensão total.

Veja alguns sintomas que podem surgir com o uso do anticoncepcional:

Dor de cabeça e náuseas

No início do tratamento, é comum apresentar sintomas como dores de cabeça e náuseas. Esses sinais são comuns, mas caso persistam, é preciso conversar com seu médico para trocar a fórmula.

Sangramento de escape

Outro sintoma comum é o sangramento de escape em um período menstrual e outro no início do uso da pílula. Uma dica é tomar o remédio sempre no mesmo horário para diminuir o efeito, que irá desparecer após o terceiro ciclo.

LEIA TAMBÉM:

Morre April Ashley, atriz e pioneira da luta pelos direitos das pessoas trans

Nunca é tarde: britânica reencontra aliança perdida de casamento 50 anos depois em plantação de batata

Assédio é a principal violência contra meninas e mulheres no ambiente virtual

Ganho de peso

Os anticoncepcionais de forma oral provocam retenção de líquido e até mesmo uma vontade de comer maior, em virtude das alterações hormonais. Por conta disso, o ganho de peso pode ocorrer. .O ginecologista pode indicar exercícios físicos e o uso de diuréticos.

Diminuição da libido

Pelo fato da inibição da testosterona devido ao uso da pílula, pode ocorrer a diminuição da líbido. É importante comunicar o médico para avaliar se existe a necessidade de reposição hormonal.

Mastalgia

A mastalgia é a dor ou incômodo das mamas e acontece por conta de uma maior sensibilidade. Informe o médico especialista o que sente para que ele informe se é possível trocar o remédio para que não haja incômodo.

Riscos

A Febrasgo informa que existem estudos associando o uso de pílulas anticoncepcionais com o desenvolvimento de trombose, que é a formação de coágulos nas veias ou artérias, principalmente nas pernas. O risco é pequeno, mas é preciso avaliar o histórico de saúde da paciente para compreender qual o melhor método contraceptivo.

LEIA MAIS:

Mulher tem perna amputada após ferida gerada por pedicure e recebe indenização milionária

Violência contra mulher: Telegram e WhatsApp também recebem denúncias

Vereadora eleita para ‘embelezar’ mesa desabafa: “votem em mim pela minha capacidade intelectual”

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos