Quando se inicia o ano, praticamente todas pessoas fazem promessas e pedidos para que coisas boas aconteçam. Porém, essa época nostálgica acaba fazendo com que os corações amoleçam, principalmente no Natal. É nessa hora que muitas pessoas acabam mandando mensagem para o ex.
Esse texto do Metro Reino Unido (em inglês) traz informações de uma especialista em relacionamentos e tenta te dar um apoio caso você tenha feito isso - e não tenha obtido respostas.
O primeiro sentimento que vem à tona com certeza é o de vergonha e o de arrependimento pois, provavelmente, seus amigos te alertaram para você não fazer isso. Porém, segundo a psicoterapeuta de relacionamentos, Lucy Baresford, diz que não precisa se sentir culpado. “Compaixão é absolutamente fundamental, porque é muito fácil cair na autoculpa”.
Lucy diz que se você mandou mensagem é porque acreditou que essa pessoa merecia uma nova chance e, como ela não te respondeu, é mais uma prova de que as coisas estão do jeito correto. Você com certeza irá pensar muitas vezes antes de querer mandar uma nova mensagem.
LEIA TAMBÉM:
Para começar o ano com tudo; veja 5 frases para celebrar o seu Ano Novo
Tenho raiva do meu parceiro, mas não consigo deixá-lo; o que fazer?
Agora, caso a pessoa tenha respondido e você está confuso com os seus sentimentos, é hora de parar e refletir um pouco se não foi apenas emoção do momento. “‘O que você quer? Se você não tiver certeza, faça uma lista dos aspectos de um relacionamento, como quanto tempo você deseja ficar com a pessoa, quanto tempo tem para conversar com ela por mensagem diariamente e se quer realmente fazer isso, e assim por diante”, diz a especialista.
Caso você queira realmente tentar, Lucy indica um encontro para uma conversa. “Explique as suas necessidades em um relacionamento. Se eles não podem ou não estão prontos para atender às suas necessidades, não arrisque e não mantenha mais contato. Será muito melhor saber agora do que ter o seu coração partido mais adiante por alguém cujas necessidades e objetivos são diferentes do seu”, explica.
E se for totalmente ao contrário?
caso a pessoa que recebeu a mensagem tenha sido você, a psicoterapeuta diz para você avaliar a situação e analisar os prós e contras. Você já conhece as falhas do outro, então avalie bem essa parte. “Faça uma lista das coisas negativas que existiam quando vocês estavam juntos. Dessa forma, você verá onde seus limites precisam estar “, diz Lucy. Nesse momento, é importante deixar nítido as mudanças que você gostaria no relacionamento. “Se o parceiro concordar com isso, então você pode prosseguir com a reconciliação. Agora vocês dois sabem quais são seus próprios limites”.
Caso você já tenha superado e não queira mais viver esse relacionamento, não faça nada obrigado. A honestidade é a melhor coisa. “Melhor ser a pessoa maior e mais gentil, mesmo que isso magoe”. A especialista em relacionamento diz que, caso a pessoa apresente comportamentos tóxicos, o melhor a se fazer é excluí-la de todos as redes sociais para que não haja mais contato.
LEIA MAIS:
Homem zomba da experiência de parto da esposa diante de toda a sua família

