Estilo de Vida

Vídeo: consultora educacional fala sobre como ouvir mais os filhos

É preciso dar espaço para que as crianças falem, se expressem e reflitam, diz a consultora educacional Bete P. Rodrigues

«Todos nós, pais e mães, falamos demais», afirma Bete P. Rodrigues, consultora educacional e especialista em Disciplina Positiva. Segundo ela, os pais estão sempre falando o que as crianças têm que fazer, dando instruções, comandos e ordens aos pequenos, o que não dá espaço para que eles se expressem e também reflitam sobre vários assuntos. «Não podemos abordar como ouvir mais os filhos sem também refletir se nós damos espaço para eles falarem», explica Bete. 

A especialista afirma que há muitos benefícios em dar abertura para que os filhos se expressem. «Quando a gente consegue parar de falar ou falar menos, geramos uma oportunidade incrível para o nosso filho pensar e não simplesmente obedecer o que estamos falando para eles. A gente dá a oportunidade do nosso filho desenvolver as habilidades de resolução de problemas, da comunicação, de fazer escolhas», enumera. 

Leia também – Rita Lee lança dois novos livros da coleção do ratinho Dr. Alex

Recomendados

Como exemplo, Bete cita a situação em que os pais sempre falam para os filhos colocarem o casaco. «Se a gente sempre der a instrução ‘ponha o seu casaco’, a criança não vai ter oportunidade de aprender a refletir, a tomar a decisão, a resolver o problema de colocar a roupa certa para o clima certo», esclarece. 

Para que isso não ocorra, os pais podem desenvolver o hábito de perguntar ao invés de responder, dando a chance de o pequeno refletir. No exemplo citado, ao invés de falar para a criança colocar o casaco, é possível perguntar «como está o tempo?». A criança vai ter a chance de olhar para fora e ver se está chovendo ou se está frio. «Dá mais trabalho, mas é uma oportunidade que a criança tem de aprender a tomar decisões e a resolver problemas, desenvolvendo habilidades de vida», afirma Bete. 

Leia também – Você sabe se seu filho já foi abordado por estranhos na internet?

A consultora educacional ainda explica que as perguntas devem demonstrar o real interesse dos pais em ouvir o que os filhos têm a dizer. Assista ao vídeo abaixo para conferir as orientações da consultora educacional Bete P. Rodrigues sobre como ouvir mais os filhos. O vídeo é da Phitters, a produtora de cursos online da Canguru News. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a newsletter da Canguru News. É grátis! 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos