Algumas disputas tornam-se tão acirradas e duradouras que acabam virando tradição. No caso dos carros esportivos do mercado brasileiro, a concorrência mais ferrenha da última década se deu, provavelmente, entre o VW Golf GTI e o Honda Civic Si.
ANÚNCIO
Embora não sejam rivais diretos, em suas versões convencionais, as personalidades mudam por completo nas configurações “quentes”. Essas sim são concorrentes. E ferrenhas!
Ao circular com ambos, fica bem claro que o japonês ousado atrai muito mais olhares que o alemão tradicional. Isso não é necessariamente uma qualidade: vai das ambições do motorista.
Essas diferenças na personalidade dos dois veículos são notadas também em outros aspectos. O Golf GTI é equipado com um câmbio automatizado com duas embreagens banhadas a óleo e seis marchas, capaz de fazer trocas rapidíssimas. Ela ainda traz recursos como modo Sport e paddle-shifts no volante e emite alguns sons de “pipocos” durante as trocas.
Recomendado:
Você está procurando prosperidade? Aqui estão os lugares onde você deve colocar seus cactos da sorte
Recado rápido dos arcanos para os 12 signos do zodíaco essa semana
As unhas cromadas definitivamente viraram tendência
Leia mais:
Entenda o que considerar quando alterar a roda ou pneu do carro
Não sabe como escolher a bateria ideal para o seu carro? Dá uma olhada nessa dicas
As vantagens e desvantagens de comprar um carro de leilão
Já o Civic Si traz uma caixa manual com o mesmo número de velocidades, com engates justinhos e extremamente precisos. Escolher entre uma e outra é, novamente, questão de gosto, mas é fato que a solução adotada no cupê é mais purista que a do hatch.
“Personalidades” distintas
Até aqui, o Civic Si vem revelando um comportamento mais latente e uma receita mais raiz. O Golf GTI, honrando sua premissas de hot hatch, fica em um meio-termo, sem permitir que a dirigibilidade afiada prejudique demais sua vocação para o uso diário.
Todavia, o modelo da Volkswagen supera o Honda em um quesito primordial quando se fala em carros esportivos: o desempenho. Em uma reta, o japonês, com seu motor 1.5 turbo, não é páreo para o 2.0 turbo do alemão. Não que ele seja lento, pelo contrário: trata-se de um automóvel muito rápido. O caso é que o adversário é ainda mais e consegue superá-lo com relativa facilidade em uma arrancada.
Se é mais lento, ao menos o Civic Si consome menos combustível. O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do Inmetro informa médias de 11,2 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Por sua vez, ainda segundo o PBE, o Golf GTI faz 9,9 km/l no ciclo urbano e 12,2 km/l no rodoviário. Os números foram obtidos com gasolina, até porque nenhum dos dois esportivos têm sistema flex.
Mais conteúdo
Quando o assunto é o bolso do comprador, o Golf GTI abre ampla vantagem. Ele custa R$ 143.790, ante R$ 162.900 do rival. Seria justificável se houvesse diferença proporcional em relação ao nível de equipamentos, mas não é o caso.
Os dois vêm de série com ar-condicionado digital e central multimídia com tela de toque e conectividade com sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O equipamento da Honda inclui câmera lateral direita, que elimina pontos cegos. O da Volkswagen, por sua vez, tem tela maior.
Além disso, enquanto o Civic Si é vendido com pacote fechado de equipamentos, o Golf GTI pode receber opcionais.
Preço é importante
O Civic Si é um carro cativante. Fato! Mas o Golf GTI também entusiasma, e não assusta tanto na hora de fechar o negócio. O melhor desempenho e, principalmente, o preço mais baixo dão a vitória ao hot hatch da Volkswagen.
Veja mais sobre o comparativo entre os carros:
| Divulgação/Honda | Divulgação/Honda | Alexandre Carneiro/AutoPapo | Alexandre Carneiro/AutoPapo