Estilo de Vida

Saiba como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Quem tem um cachorro em casa sabe que nem sempre é fácil ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo. E não importa se ele é um filhote ou não, o problema não tem idade e pode acontecer com qualquer bichinho.

Mas você sabe como corrigir o comportamento do seu pet?

Segundo Andrea Behmer, 44 anos, adestradora focada em comportamento e bem estar animal, o ideal é usar o reforço positivo – e não punições -, para obter bom resultados.

Recomendados

«É muito importante entender como se comunicar com seu cão da maneira correta, ajudando-o a perceber o que é esperado dele em cada situação. E, principalmente, aprender quais são as necessidades devemos atender, o que vai muito além de comida, água e carinho. Um treino baseado em reforço positivo cria uma relação de confiança e respeito mútuo entre o tutor e cão», explica a profissional.

Por onde começar
Um bom começo para ajudar o seu cão a acertar o local onde deve fazer xixi dentro da casa é delimitar a área escolhida com jornal. Quem preferir pode comprar tapetes higiênicos apropriados para o pet em lojas especializadas.

«O cão vai precisar urinar sempre que acordar. Também irá urinar e defecar logo depois de comer. Por isso, o ideal é que o tutor leve o pet até o local escolhido e tenha paciência para esperar que ele faça as necessidades. Quando ele fizer recompense, elogie e dê um petisco», orienta Andrea.

O treino deve ser diário e exige paciência.

Quem precisar sair e deixar o cão sozinho em casa, especialmente se for um filhote, deve limitar o acesso à casa – ao menos no começo. «Reduzindo a área você aumenta as chances do cãozinho acertar.»

E se o pet for macho, olho na marcação de território. Segundo Andrea, a melhor maneira de reduzir o hábito que os machos têm de fazer xixi em todos os lugares é a castração. Levar o cãozinho para passear também ajuda.

«É uma questão de qualidade de vida para o cão. Mais que satisfazer a necessidade do pet, o passeio proporciona um gasto de energia física e mental muito importante para o bem estar dele.»

Aprendizado na rede
Quem quiser aprender mais pode visitar alguns perfis no Instagram.

Além do perfil de Andrea, na @lorisdog é possível acompanhar novidades sobre enriquecimento ambiental e qualidade de vida para cães. Já na @erosbt as dicas são passadas pela tutora de um boston terrier, que fala sobre a importância do adestramento positivo para os animais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos