A Boeing divulgou nesta quarta-feira um protótipo de um veículo aéreo de carga não tripulado e elétrico, de decolagem e pouso verticais, que a fabricante disse que será usado para testar sua tecnologia de navegação autônoma.
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O CAV, sigla em inglês para veículo aéreo de carga, foi projetado e construído em menos de três meses e é alimentado por um sistema de propulsão elétrica capaz de transportar até 227 quilos, disse a Boeing.
“Nosso novo protótipo … apresenta novas possibilidades para entrega autônoma de carga, logística e outras aplicações de transporte”, disse Steve Nordlund, vice-presidente da Boeing HorizonX, a unidade que desenvolveu o CAV.
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O desenvolvimento da Boeing no sistema de propulsão elétrica acontece à medida que se intensifica a corrida para a criação de tecnologia de bateria e motores elétricos que reduzam os custos de voo.
Airbus, Rolls-Royce e Siemens se uniram em novembro para desenvolver um motor elétrico híbrido, com a Airbus responsável pela arquitetura de controle do sistema de propulsão e baterias.
Em outubro, uma startup de Seattle – financiada pelas unidades de capital de risco da Boeing e da companhia aérea JetBlue Airways – anunciou planos para levar uma pequena aeronave elétrica híbrida para o mercado até 2022.