Estilo de Vida

Saiba como sinais apontam momento certo para renovar a pintura da sua casa

É fato que a tonalidade das paredes é responsável por grande parte da identidade da decoração de um ambiente, por isso é importante deixar os retoques em dia e prestar muita atenção na escolha dos pigmentos,
para não errar.

Em lugares com alto tráfego, os reparos devem ser feitos anualmente, diferente dos cômodos menos frequentados ou que estão protegidos das variações climáticas do dia a dia. Nesses casos, a pintura (caso seja bem feita) dura bastante.

Segundo a designer de interiores do escritório Casatelier, Cátia Maiello, a hora de retocar a pintura é quando as paredes dão sinais. “As cores desbotam, a infiltração pode aparecer junto com o mofo e a tinta também pode descascar ou sofrer rachaduras.”

Recomendados

Por isso, na hora de reforçar as cores das paredes é importante pensar no tipo de acabamento que melhor vai atender suas necessidades.

Hoje, o mercado oferece opções que disfarçam imperfeições da superfície, além de alternativas que facilitam a limpeza e tenham boa resistência. “Para quem tem criança em casa ou quer ficar muito tempo com a mesma cor é interessante optar por tintas laváveis, que duram bastante.”

Com que cor eu vou?

A cada ano surge uma cor oficial da moda. Em 2016, foi o rosa-quartzo, mas a designer Cátia defende que o segredo é escolher a paleta de acordo com o gosto pessoal, independente das cores da moda.

E ao contrário do que muita gente pensa, os tons mais pigmentados não devem ser isolados em só uma parede. “As cores trazem vida para a casa e devem ser utilizadas com ousadia. Usar em apenas uma parede
acaba sendo muito básico.”

A única regra, no entanto, é observar o que já compõe o ambiente, para que as cores não briguem entre si. “Preste atenção na cor do sofá, das portas, janelas e móveis e tenha certeza de que o tom escolhido combina. Muitas pessoas esquecem disso na hora das compras”, esclarece a profissional.  

Hora de colorir

Renove a pintura quandoa cor perder a intensidade | Divulgação

Agora que você já sabe quais são os sinais que indicam a necessidade de manutenção na pintura, conheça os itens que deve ter em mãos e aprenda como preparar o lar
para as demãos de tinta.

O que ter em mãos?

• Lixas para parede
• Massa corrida
• Fundo preparador
• Tinta
• Rolos de pintura
• Trinchas
• Fita crepe
• Jornais

O que fazer?

Se sua casa estiver precisando de uma pintura comece protegendo o chão e os objetos com jornais e fita crepe. Depois, lixe as paredes. Escolha as lixas mais finas para superfícies firmes e as mais grossas para áreas mais densas.

Feito isso, corrija as imperfeições com massa corrida. Quando secar, lixe de novo para garantir um bom acabamento. Na sequência, aplique um fundo preparador, que vai neutralizar a cor da parede para receber um novo pigmento.

Na hora de partir para as demãos de tinta, procure aplicar o produto de maneira uniforme. Embora sejam mais caros, os rolos de lã de carneiro costumam espalhar a tinta com mais facilidade que os rolos de espuma. Para finalizar os cantos e os rodapés use a trincha.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos