Entretenimento

Tibetano explica suposto ‘significado’ por trás do vídeo em que Dalai Lama aparece pedindo para criança ‘chupar sua língua’

Um partido já pediu a prisão do líder por “abuso infantil”.

Dalai Lama le pidió a un niño que "Chupe su lengua". | Foto: Dalai Lama
Foto: Dalai Lama

Um vídeo polêmico que mostra Dalai Lama, beijando um menino na boca e pedindo para ele chupar sua língua, continua gerando revolta nas redes sociais.

ANÚNCIO

No registro, mesmo sendo acompanhada por uma plateia que é ouvida batendo palmas e rindo durante a gravação, a atitude foi apontada como assédio e pedofilia.

No Twitter, ele explicou: “Está circulando um videoclipe que mostra uma reunião recente em que um menino perguntou a sua Santidade o Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço.

Recomendados

“Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado.

“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente”.

No entanto, a explicação nao foi suficiente e um partido já pediu a prisão do líder por “abuso infantil”. Confira posicionamento:

Tibetano explica‘suposto significado’ por trás do vídeo em que Dalai Lama aparece pedindo para criança ‘chupar sua língua’

Como detalhado pelo site VICE World News, um tibetano revelou o suposto ‘significado local’ por trás do vídeo.

No YouTube, o jovem explicou que é uma demonstração de afeto que nasceu de uma brincadeira entre idosos tibetanos e crianças.

“O significado dessa expressão usada para provocar e ensinar crianças se perde completamente na interpretação cultural e na tradução para o inglês. A frase correta em tibetano é ‘Che le sa’, que se traduz aproximadamente como Coma minha língua”, informou o site.

Tsering Kyi, um jornalista tibetano residente nos Estados Unidos, disse também que, na cultura local, colocar a língua para fora é um “sinal de respeito ou acordo”.

Ainda segundo o site, a jovemcKaysang, educadora feminista tibetana na Índia, disse: “A palavra ‘chupar’ na língua tibetana é ‘jhip’, e esta não é uma palavra sexualizada em nossa cultura”.

Kaysang trabalha na prevenção do abuso sexual infantil nas comunidades tibetana e do Himalaia e disse que é “angustiante” ver uma expressão inocente em sua cultura ser equiparada a um ato de pedofilia. Confira:

LEIA TAMBÉM:

Monge expõe verdade por trás do vídeo em que Dalai Lama aparece pedindo para criança “chupar sua língua”

Vidente revela como era a relação de Gugu Liberato com sua esposa

“Decepção descomunal”: Admiradora do budismo, Eliana se pronuncia sobre Dalai Lama

Dalai Lama: como foi a última e terceira visita que o polêmico líder espiritual fez ao Brasil

Tags

Últimas Notícias