Entretenimento

Inédita no Brasil, retrospectiva ‘Man Ray em Paris’ estreia no CCBB

Salvador Dalí e Man Ray (à direita), dois mestres do surrealismo Carl Van Vechte/Divulgação

Man Ray, multifacetado expoente do movimento surrealista, foi um dos maiores artistas visuais do início do século 20. Quase 130 anos após seu nascimento, São Paulo recebe a exposição inédita “Man Ray em Paris”, que fica em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) até 28 de outubro.

ANÚNCIO

A mostra, gratuita, exibe fotografias, objetos, serigrafias e cinco filmes, totalizando 255 obras. A visitação precisa ser agendada pelo aplicativo “Eventim”, no site ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Leia mais:
Luan Santana se envolve em acidente em estrada em Mato Grosso
Previsão do Tempo: terça-feira será fria e chuvosa em São Paulo

Recomendados

Os filmes autorais de Man Ray, “Return to Reason” (1923), “Emak Bakia” (1926), “Star of the Sea/The Starfish” (1928) e “The Mysteries of the Chateau of Dice (1929), ganham exibição no segundo andar do CCBB. Já no primeiro andar, será exibido “Man Ray, Senhor 6 segundos”, dirigido por Jean-Paul Fargier em 1998.

Na programação, haverá ainda atividades interativas, palestra com o fotógrafo Pedro Vasquez sobre as técnicas de Man Ray, lançamento de catálogo e palestra da curadora Emmanuelle de LÉcotais na quarta-feira (21). A francesa é historiadora da arte e especialista no trabalho de Man Ray.

Ela atuou por 17 anos na curadoria de foto do Musée d’Arte Moderne de la Ville, em Paris. Emmanuelle de L’Ecotais organizou a ocupação em duas categorias. A primeira trata a fotografia como instrumento de reprodução da realidade; a segunda, aborda a sua manipulação das imagens em laboratório, criando superposições, solarizações e as chamadas “raiografias”, técnica que o artista usava para aludir a representações de si mesmo.

O recorte da exposição destaca a trajetória do artista americano durante o seu período de efervescência criativa, quando viveu na capital da França, entre 1921 e 1940. Para contextualizar os visitantes, o projeto reproduz imagens da vida parisiense de Man Ray acompanhado pelos artistas que lhe foram contemporâneos e por sua musa, Kiki de Montparnasse.

No campo interativo, foi criado um laboratório fotográfico, com elucidações acerca das técnicas utilizadas em sua obra.

Tags

Últimas Notícias