Entretenimento

No Pavilhão da Bienal, A Era dos Games reúne mais de 150 jogos e tipos de vídeogames

Esfera de Realidade Virtual é um dos itens mais modernos da mostra André Porto/Metro

Em 1961, cientistas do MIT (Massachusetts Institut of Technology), nos Estados Unidos, desenvolveram em um computador do tamanho de quatro geladeiras um programa que pode ser considerado um dos pioneiros dos jogos eletrônicos no mundo: o ”Spacewar”. Quase seis décadas depois, com Pokemóns, Sonics, Lara Crofts, entre outros personagens, os games cabem no bolso, e essa incrível linha do tempo é contada na exposição “A Era dos Games”, que abre nesta quarta-feira (16) no Pavilhão da Bienal.

ANÚNCIO

São 150 jogos espalhados em 13 seções temáticas distintas. E o melhor: é possível jogar todos eles.

O destaque inicial fica para o Pong, que deu início a precursora dos videogames, a Atari, uma das cinco principais marcas do segmento hoje em dia, ao lado de Nintendo, Sega, Microsoft e Sony.

Recomendados

Segundo pesquisas, o Brasil ocupa o 11º lugar no ranking do mercado de games. Logo, entusiastas não faltarão na mostra, que será muito bem organizada para que todos se divirtam. Serão seis turmas ao longo do dia, de no máximo 430 pessoas cada, que entrarão no espaço expositivo e terão uma hora e meia para jogar.

Para facilitar, além das seções temáticas, é possível andar pela mostra em três partes: pensamento, como Tetris ou Pacman; jogos de ação, como games de guerra e esportes; e simulação, como The Sims ou League of Legends, a nova febre entre os gamers. Se quiser montar uma banda no Rock Band, um palco foi criado para animar o público. Outro ponto da mostra que deve atrair muita gente é a Esfera de Realidade Virtual, além da ala final, com diversos fliperamas que vão fazer a alegria dos saudosistas, com jogos como Street Fighter e Daytona.

Entre um jogo e outro é possível perceber claramente a evolução não só dos equipamentos, mas do investimento no segmento e seus vínculos, que atingiram outras áreas culturais, como o cinema.

“A Era dos Games” passou por 33 cidades em 25 países e já teve parte de seu conteúdo apresentado em 2011 no Museu da Imagem e do Som, na mostra “Game On”.

Serviço:

No Pavilhão da Bienal – 3º andar (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera; tel.: ). Abre nesta quarta. Ter. a dom., das 11h às 20h, em seis sessões diárias. R$ 40. Até 12/11.

Tags

Últimas Notícias