Encefalite equina oriental chegou a quatro localidades de Massachusetts e está gerando alertas no país, levando à imposição de toque de recolher. As autoridades de saúde estão tentando evitar a propagação da doença transmitida por mosquitos, que já registrou casos em Douglas, Oxford, Sutton e Webster.
ANÚNCIO
O confinamento voluntário será à noite e a medida foi tomada depois que o Departamento de Saúde Pública do estado (DPH) confirmou o primeiro caso humano de encefalite equina oriental no condado de Worcester desde 2020.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Confinamento voluntário para conter a doença
O New York Post informou que o Conselho de Saúde de Oxford votou na quarta-feira passada para apoiar as pessoas a permanecerem em suas casas após as 18:00 horas, medida que será implementada até 30 de setembro.
A partir de 1 de outubro, a recomendação é ficar em casa após as 17:00 horas até a primeira geada intensa.
De acordo com as autoridades de saúde pública, o horário do crepúsculo ao amanhecer é considerado o "horário de pico dos mosquitos".
Risco crítico em Massachusetts
A saúde pública indicou que as quatro comunidades americanas estão em risco crítico: "É responsabilidade da Junta de Saúde proteger a saúde pública e levamos isso muito a sério. Encorajamos fortemente os residentes a seguir essas recomendações devido à gravidade do EEE e ao fato de que está em nossa comunidade," disse um porta-voz da cidade de Oxford.
ANÚNCIO
"Queremos educar nossos residentes sobre EEE e a gravidade da doença, bem como conscientizá-los sobre o risco", continuou o porta-voz.
No campo educacional, “as escolas estão trabalhando para reprogramar e ajustar seus calendários esportivos para que os treinos e jogos ocorram antes do horário da tarde e nos fins de semana”, de acordo com a Fox News Digital.
O que é a encefalite equina oriental?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, é uma doença rara, mas grave, causada por um vírus que se propaga através da picada de um mosquito infectado.