Ciência e Tecnologia

Choveu, mas não nevou no inverno de 2023 na Antártica. Seria um efeito das mudanças climáticas?

Os rios atmosféricos causam aumentos significativos de temperatura, elevação do nível de congelamento e precipitações líquidas

Los ríos atmosféricos estarían arribando con mayor frecuencia a la Antártica.
Henrique Setim - Unsplash Os rios atmosféricos estariam chegando com maior frequência à Antártida

Num feito sem precedentes, os pesquisadores documentaram em um recente artigo científico um evento de chuva no continente branco durante o inverno austral na ilha Rei George.

ANÚNCIO

“Não foi apenas extraordinário o fato de ter chovido, mas também a duração do evento. A ilha Rei George suportou um aguaceiro de doze horas”, afirma o climatólogo Raúl Cordero, pesquisador da Universidade de Santiago do Chile (Usach) e membro do Programa Nacional de Ciência Antártica (Procien)”.

O que causou a chuva na Antártica?

O causador deste evento foi um rio atmosférico, entendido como uma faixa quente que transporta uma grande quantidade de calor e umidade que, ao chegar em terra firme, se condensa e forma nuvens que descarregam chuvas abundantes.

Os rios atmosféricos causam aumentos significativos de temperatura, elevação do nível de congelamento e precipitações líquidas em vez de neve em áreas costeiras. Além disso, isso pode acelerar o derretimento do gelo e afetar a estabilidade das camadas de gelo e glaciares.

Lluvia en el continente blanco durante el invierno austral en la isla Rey Jorge.
Imagem da Ilha Rei George compartilhada por R.Cordero Chuva no continente branco durante o inverno meridional na Ilha Rei George

Quais são os efeitos positivos da chuva na Antártica?

No entanto, os rios atmosféricos também podem ter impactos positivos, como o aumento da acumulação de neve nas partes interiores do continente, o que é benéfico para a estabilidade dos gelos antárticos.

Estes eventos foram observados anteriormente durante o verão austral, mas não durante o inverno. Os estudos envolveram observações in loco de parâmetros atmosféricos através do lançamento de radiossondas e permitiram uma melhor compreensão desses fenômenos e seus impactos.

Quão comum é chover na Antártica?

Os rios atmosféricos estariam chegando com maior frequência à Antártida. Isso destaca a necessidade de haver monitoramento constante ao longo de todo o ano e não apenas na temporada de verão.

ANÚNCIO

Estes fenômenos são naturais, mas considera-se que as mudanças climáticas e o aquecimento global são fatores-chave que potencialmente contribuem para a maior frequência e severidade desses eventos.

Por que é importante ter cientistas na Antártida?

A única maneira de monitorar os efeitos desse tipo de fenômenos é com observações in situ, uma vez que o evento teria passado despercebido se não houvesse pesquisadores no local. De acordo com os pesquisadores, esses fenômenos no inverno têm um impacto significativo na região, e a coleta de dados ajuda a entender melhor os padrões climáticos e suas variações sazonais.

Especificamente, o artigo “Rio atmosférico traz calor e chuva para o norte da península Antártica durante o inverno austral de 2023″ foi publicado na revista Geophysical Research Letters e contou com a participação dos pesquisadores Deniz Bozkurt e Jorge Carrasco (Universidad de Magallanes), Raúl Cordero e Francisco Fernandoy (Universidad Andrés Bello), Álvaro Gómez-Contreras (Universidad de Chile), Benjamín Carrillo (Universidad de Magallanes) e Bin Guan (Universidad de California).

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias