Um grupo de turistas ficou chocado ao se deparar com um iate de luxo encalhado nas areias de uma praia na Ilha de Espalmador, em Formentera, na Espanha. Segundo O Globo, um erro de navegação teria levado o iate até a praia e a velocidade o teria deixado em posição quase vertical em uma duna.
ANÚNCIO
Diante do ocorrido, a Câmara de Formentera deu o prazo de 48 horas para que a embarcação seja removida do local. Vale lembrar que o iate em questão é um modelo esportivo avaliado em mais de R$2 milhões.
Além disso, os proprietários também precisarão descontaminar a área para remover qualquer tipo de material que possa colocar em risco o bioma da ilha.
Como foi parar lá?
Segundo as autoridades, é possível que a embarcação estivesse em uma velocidade aproximada de 60km/h, o que fez com que, somado ao erro de navegação, fez o piloto perder o controle do iate e invadir a faixa de areia. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra imagens dos arredores e um comparativo da distância entre a duna em que o iate encalhou e a margem da praia.
Uma vez que a embarcação ficou completamente encalhada no local e os proprietários não foram vistos depois do incidente. Visitantes da praia que se surpreenderam com o achado aproveitaram o momento para tirar diversas fotos ao redor do iate e até mesmo para entrar e conhecer seu interior.
No entanto, um deputado de Formentera pede para que a área em que o barco foi encontrado tenha acesso limitado até que a embarcação seja removida. Para ele, esta medida busca evitar que pessoas se acidentem e que curiosos sejam atraídos ao local do incidente.
Por sua vez, a Capitania Marítima está responsável por este caso e deve coordenar a remoção do iate que segue encalhado na duna.